27.8.13

3 dia I : O impressionante mercado flutuante de Damnoen Saduak

2 Agosto, sexta-feira

Depois de dois dias de aventuras pela cidade Bangkok chegou o dia do nosso passeio turístico.

O pacote do Mercado Flutuante (Damnoen Saduak Floating Market) e Ruínas de Ayutthaya foram reservadas no Japão via  site Veltra (Pacotes na Tailândia http://www.veltra.com/jp/asia/thailand/)

O dia garantia aventura pelo mercado flutuante, visita a lugares sagrados, vistas de budas enormes, ruínas reconhecidas pelo patrimônio da humanidade Ayutthaya, carona com elefantes.

Acordamos cedo, pegamos o táxi e dirigimos até o hotel mais perto do centro para que os agentes passassem para nos pegar.

O Mercado Flutuante de Damnoen Saduak fica a 1 hora e meia ao sudoeste do centro de Bangkok, nesse tempo dentro do ônibus pudemos ver pequenas vilas, arrozais, plantações.

 Sem congestionamento, chegamos conforme o horário esperado. Num lugar que se parecia um terminal de barcos, fomos encaminhados a ficar enfileirados a espera da nossa carona. O barco pouco apertado e de assento duro coube nós quatro japoneses, motorizado e bem barulhento ele partiu dali para os canais estreitos pelas águas sujas (devido a chuva do dia anterior), em alta velocidade, vinha ventos, respingos de água, o canal que era calmo ficou toda agitada com as ondas da força do motor.



Um frio na barriga mas uma vez acostumados com a situação, consegue-se um tempo para poder  apreciar a cena típica da região, plantações de cocos, casas de madeira simples com varandas floridas, templo budista.



Depois de 20 minutos velocidade chegamos em um outro terminal, onde descemos e avistamos  um barco estacionado na margem. Ali uma senhora e o seu remo, um senhor em terra firme abastecem o pequeno e suficiente espaço no barco. Ali ela levaria os seus quitutes para oferecer a seus fregueses nas mais badaladas e movimentadas mercado flutuante. 


As cores vivas das frutas tropicais me encanta. O colorido da banana, coco, carambola, manga abacaxi, mamão, jaca, lichia, tamarindos todos elas frescas impecáveis.



No balanço do barco elas conseguem se equilibrar, conseguem oferecer comida. Elas se escondem do sol, se protegem com blusas de mangas compridas e chapéu de palha muito utilizado pelos agricultores, até na chuva os chapéis são úteis.
E eu não resisti ao charme desse chapéu, mas por fim ela me ajudou muito nos dias de sol e de chuvisco.



No mercado têm muita lojas de de souvenirs, roupas, quinquilharias, tudo que pode se imaginar, e fora estas lojas as jangadas ambulantes congestionam o rio.



É preciso negociar toda vez que eles querem vender algum produto e os tailandeses são tão persistente na negociação que é difícil de se livrar.  E no nosso terceiro dia de Bangkok estavamos já exausto, cansados desse sistema de negociação que nessa altura do campeonato  já diziamos para o pilto não parar em nenhuma loja e desviar de todos os vendedores ambulantes. Só assim pudemos curtir o mercado e sentir a cultura a alma do local.

Damnoen Daduak Floating Market
Fica em Damnoen Saduak Ratchaburi, o barco no mercado flutuante custa em tornode 300 a 500, o passeio é de 30 min, geralmente a lotação é de 4 pessoas, mas dependendo do horário chega a se ter 10 pessoas, haja canoa e pasciência.

Nenhum comentário:

Postar um comentário