21.8.13

2 dia II : Wat Pho o Buda Reclinado

1 Agosto, quinta-feira

Erguido em 1688-1703 durante o reino de Ayutthaya chegamos no templo mais antigo de Bangkok o Wat Pho a famosa templo Buda reclinado.

A bilheteria quase deserta, dava a impressão que o lugar não era tão popular como esperavamos.

Pisando nos aposentos do templo, ficamos impressionados com a beleza de todas aquelas obras.



O buda reclinado de 46 metros de comprimento, 15 de altura  e todo o hall e adoração, as capelas, os 71 pagodes (torre com multiplas beiradas) foram costruidas num prazo de 17 anos durante a dinastia de RamaIII em 1824 a 1851.



E nesta mesma época que começou a recolher os materiais medicinais, na qual hoje se tornou o mais famoso centro de aprendizagem sobre ervas medicinais.

Dentro do templo Wat Pho existem mais de 1.000 estátuas de Buda espalhados pelos corredores, e todos eles tem fisionomias diferentes.



Este buda simpático tem uma pose fantástica. Deitado, todo esticado de lado, usa o seu braço direito como apoio a sua cabeça ele sorri generoso, fazendo com que todos que vão até ele tenha uma certa sereninade.

Além do Buda todo folhado de ouro, também podemos apreciar o mural com os desenhos que retrata o Ramayana.



Uma outra tradição muito interessante é  deixar 108 moedas em 108 vasos de metal disposto na parede para fazer um pedido. O número 108 tem um significado muito profundo no Budismo que não sei explicar, deve ser um num número abençoado , de sorte.
Aqui no Japão por exemplo costuma-se tocar o sino do templo 108 vezes no início do ano como boa sorte para o ano vindouro.




Wat Pho

O templo fica aberto diariamente às 08:30~18:30, fica em Pra Nakorn e custa 100Baht

Andando no sentido Grand Palace, encontramos uma feira livre.


Aqui tinha de tudo que se podia imaginar, até arrisquei em experimentar uma frutinha amarela, muito vendida por lá. Depois vi que é uma fruta chamada Longan. Eu adorei porque ela se parece com a lichia.



Tinha uma tendinhas que vendiam algo do tipo amuletos,  talismãs, algo que não consegui entender direito, também encontrei umas pessoas consultando a sua vida nos jogos de cartas.



 Umas estátuas de monges super bem feita. Perfeita até demais.



Os frequentadores daquele street market, ou feira  eram mais moradores do que turistas, foi interessante ver o passar da tarde dos tailandêses em uma plena quinta-feira.

E com coragem o nosso almoço foi ali no meio da feira mesmo!

Nenhum comentário:

Postar um comentário