30.11.10

Universidade de Colombia NY, encanto de lugar



Quem nos recebeu em New York foi a Yuka. Nos conhecemos a menos que um ano e já faz uma grande diferença em nossas vidas. Ela é uma amiga super dotada, tem uma inteligência invejável e tem um espirito batalhadora frisando sempre o melhor em si em tudo.





Ser capaz de abandonar o que conquistou num lugar, por um longo de um bom tempo - seu travesseiro que te acolhe todas as noites, a sua cozinha com os seus prediletos pratos, o banho de ofuro que te relaxa todas as noites frias do inverno, os seus amigos que conquistou e compartilhou bons momentos de alegrias, de jantares, de bebedeiras...

Arriscar-se a tomar a decisão para grandes transformações é uma atitude muito bravo.


                  

Yuka é assim. Aquela que está sempre um passo à frente de todos nós.
Toda vez que olhamos para ela sentimos encorajados a ser um pouco melhor que hoje.
Ela deixou Tokyo e escolheu Nova York. "Pelo menos por um período" diz ela.. Já se habituou com as novas terras e hoje cria raizes e todo dia faz nascer novos brotos.

 

Foi por essa oportunidade que conheci a residência estudantil e o principal território do campus da Universidade Colombia. E esplêndido ver todos aqueles prédios arrojados com muita classe e detalhes da aquitetura européia. Os jovens universitários equipados com todo tipo de material para estudo fazem uma pequena corrida para chegar aos seus postos.

 

Perto da universidade tem uma bela catedral que muitos tem o prazer de conhece-la.
 The Riverside Church - Uma dos monumentos mais lindo que já vi. É impressionante a grandeza que sentimos com todo aquele espaço, a intocável teto oval , os foco de luzes dos vitrais. Um lugar tranquilo, perfeito para encontrar a paz interior.

                 

25.11.10

Cheguei no Estado do Império New York City!

Famosa New York essa cidade desperta paixão, sonhos - inspira tantos desejos e fantasias.

Faz lembrar a Jay-Z cantar  "I'm from the empire state thats?"(Eu sou do Estado do Império, que é?) e Alicia Keys arrasar com o refrão da música Empire State of Mind:


"In New York,
Concrete jungle where dreams are made of,
There's nothing you can't do,
Now you're in New York,
These streets will make you feel brand new,
Big lights will inspire you,
Lets here it for New York, New York, New York
Welcome to the bright light.."

(Em Nova York
Selva de pedra onde Sonhos são realizados,
Não há nada que você não possa fazer,
Agora você está em Nova York,
Essas ruas vão fazer você se sentir novo em folha,
As luzes vão te inspirar,
Salva De Palmas para Nova York, Nova York, Nova York
Bem vindos à luz reluzente..)

Finalmente em New York City!

24.11.10

Conhecendo as margens de Niagara Falls

É uma vergonha dizer que não conheço as Cataratas do Iguaçu. Talvez seja por isso que acho inútil comparar a beleza de uma a outra.
Os homens estão mal acostumado, egoistas, racionais querem disputar sempre o mais, o melhor, o primeiro...

Vejam só o orvalho por mais que se pareça pequena sob seus olhos, a natureza é perfeita.

Quedas d' águas como estas são esplêndida, mágico e encantador. Não precisamos de muita coisa pra sermos felizes.



                        Horsechoe Fall                                   
As Cataratas de Niágara são compostas por 3 distintas quedas. Elas, lindas e poderosas se chamam Horsechoe Fall (formato de ferradura), Bridal Veil e American Falls.


                                 Horsechoe Fall


Nós começamos o passeio estacionando o carro no P2 que fica perto da maior cataratas - Horseshoe Falls.

Preparada de agasalhos heat-teach, meias calças de inverno. Estava bem vestida para o frio, mas nem demos conta disso. O dia foi lindo aquele calor gostoso.

É dificil interpretar a Horseshoe Falls, poderia ficar muito tempo por perto dela e sentir como se fosse uma formiga em meio a grandeza da força das quedas, do volume azul cristalino das águas, da névoa que te toca.






                                                                                                                 Bridal Veil
Niágara pode não ser atrativo nesta época por causa do frio. Mas digo que outono é lindo só não sei porque os restaurantes estavam todos fechados, a famosa passeio de barco Maid of the Mist estava fora de serviço, a única atração que estava disponível foi o Cave of the Winds. Compramos o bilhete de 11 dólares e descemos de elevador até os pés de Bridal Veil. Sem arriscar nenhuma loucura abaixo dos 53 metros de quedas de água, sem capas de chuva a névoa já nos deixava muito molhada, ficamos menos de 10 minutos por lá.



Andando tranquilamente as margens do rio Niágara encontra-se muitas paisagens lindas. Há pequenas pontes para atravessar rios menores que vão a direção as maiores. Há lances de escadas e bosques para apreciar a coloração dando acesso a American Falls.



                   Vista pelo Pedestriam Bridge                                                                         American Falls
Atravessamos a larga passarela Pedestriam Bridge. As águas percorriam brutalmente formando ondas espumantes. Elas correm numa velocidade tremenda, desesperados para desaguar.


              
 Nada melhor para ficar a toa num lugar perfeito com alguém que se ama.


                                                                                                    Canada - Rainbow Bridge
Esta é a força da Natureza. Depois do desague, ela se acalma. Linda vista da ponte Rainbow Bridge entrada ao Canada.


                                                                                                Balcão de Check-in Jet Blue
Os esquilos tão doidinhos para estocar castanhas e sementes para o inverno ....
Nem ligam para a nossa presença. Hora de embora Jet Boo com seu charmoso e criativo enfeite de halloween, nos levara para New York!

22.11.10

De Boston para Niagara


Acordamos bem cedo. Às 6 horas estavamos a caminho do aeroporto. A avenida expressa estava cogestionada, muitas pessoas indo trabalhar.
Começo a achar que os americanos são muito mais trabalhadores do que os japoneses. O custo de vida nos EUA é muito alto e para manter essa nação tão grandiosa no topo do mundo o povo deve trabalhar e muito.
Apesar de achar que japonês só pensa em trabalho... Ainda que trabalhasse igual os americanos poderiam saber gozar dos finais de semana com sua família....


 No aeroporto de Boston novamente passamos pela imigração. O processo de triagem foi bem mais rigorosa. Acredito que esse controle severo para vôos domésticos acontece para que evite uma outra tragédia maior como o do ataque terrorista de 11 de setebro de 2001. Só de imaginar que os 2 boeing que atingiram a Torre Gêmeas - World Trade Center - em Nova York foi sequestrado em Bostom,  tive mais paciência e perspicácia. Aliás todo esse processo não acontece por acaso, passei a acreditar que acontece por um bom motivo.

Mas uma coisa mais assustadora foi ser capaz de sentar na poltrona de um avião. Tive a ousadia de pedir para os pilotos tirarem uma foto na cabine. Mas nem imaginava que iria conquistar essa chance. O piloto da JetBlue super simpático que fez a questão de sair de seu posto e teve a audácia de me permetir sentar em seu lugar e eu numa felicidade, num impulso até segurei o volante. Acontecimentos marcantes.



Decolamos para New York mas não na cidade que inspira edifícios esbeltos, noites iluminadas, gigantescos museos de arte, aquela cidade conhecida como que nunca dorme. Nós partimos para  Niágara. Nem é preciso falar das cataratas que todos devem imaginar a grandeza da natureza.


Ao chegar no aeroporto de Buffalo a primeira coisa foi pesquisar o transporte. No aeroporto dispõe de serviços de limousines, ônibus, shuttle ou se preferir alugar um carro.

O aluguel  de carro foi o que mais aparentemente saiu em conta. "aparentemente" digo porque não esperavamos que o funcionário da empresa Eterprise iria preecher sem o nosso consentimento itens pagos como seguros etc. Na devolução do automóvel, como é de se esperar o valor não batia com o combinado. Preço absurdo, contestamos com a funcionária, - ela, sem muita paciência deixou o valor conforme o orçamento inicial. Vale a lição: checar sempre os recibos principalmente aqueles pagos com cartão de crédito.

Um dica para aqueles que pretendem alugar carro em NY. Não é preciso providenciar a carteira de habilitação internacional, pelo menos para aqueles que irão ficar menos que 3 meses nos EUA. Pena que a gente ficou sabendo disso depois..



As avenidas -Freeways - são bem fácieis. Elas são numeradas com orientação das direções.

Fui assim narrando para o amado motorista até chegar a Niágara - Tome a Freeway 33 West para 290 West, para 190North. Pague 1 dólar e siga para Grand sland Brigge. Em 190 North saia no Exit 21. Pegue Robert Moses PKWY e siga as placas de sinalização para Niagara Falls Atravessando o Rainbow Brindge estará no território Canadense.
Parece que falo coisa sem noção, mas você vai seguindo o mapa vai dar razão como é fácil.


Em uma hora podia ver pontes com rios largos, já podia sentir que estava perto de ver a Cataratas. Super anciosa, atentas a todos os lados da janela do carro.



Passamos pelo pedágio que dá ao território Canadense. Logo após com os passaportes na mãos passamos pela fiscalização que pediu para que estacionassemos o carro a direita e seguisse para imigração.

Num lugar bem discreto, havia uma sala com alguns funcionários. Não havia filas, tudo estava tranquilo. O oficial pegou os passaportes, verificou e disse que por ser brasileira precisava do visto canadense. Bem obvio que visto americano para turista não tem nada a ver com a canadense. O oficial pediu para retomar o caminho das terras americanas. Espantou-nos entregando nosso passaporte na divisa do território canadense-americano. Seguindo, desta vez na fiscalização americana, o funcionário magro e bem humorado nos pergunta - porque vocês não conseguiram ir? Explicamos o porque. O rapaz confuso não entendeu muito bem. Foi uma situação cômica para todos nós..




Hora do almoço pegamos a avenida principal e entramos no primeiro restaurante que avistamos. Sentimos familializados com a rede de restaurante chamado Dennys.
Em Tokyo ou qualquer cidade do Japão é fácil de se encontrar essas redes de restaurante. Frequentado por famílias, passamos a chamar de "famiresu" - abreviatura de Family Restaurant. Denny's é dentre tantas no Japão ( Jonathan, Gusto, Saizeriya...)


Satifeito e bem disposto para o passeio, o parque com as suas colorações do outono nos recebe com uma paisagem magnifica.

  

Fico feliz por conhecer a Niagara Falls numa estação tão bonita.

16.11.10

Prazer em conhece-la Boston

No dia seguinte logo de manhã fomos para uma cidade chamada Beverly, pequenas lojas na rua de comércio algumas ainda fechada. As ruas pouco povoada deu a impressão que era uma cidade pequena e muito tranquila.


É neste lugar simpático que fica a padaria de Ilya. Nem me lembro quanto tempo não tomava um café com pão fresco em uma padaria. Fez recordar bons momentos das manhã do Brasil. Sinto falta e adoraria se em Tokyo tivesse mais padarias espalhadas por qualquer esquina, assim como existe as lojas de conveniência e as máquinas de venda automáticas.

Ilya super empolgado com a nossa visita, nos convidou para entrar nas instalações internas da padaria. Havia máquinas boleiras sovando grande quantidade de massa, pilhas de formas, açúcares, farinhas espalhados pela mesa.

Fez questão de descer as escadas para o subsolo e num espaço apertado de  estoques de produtos alimentícios, pegou lá do fundo, no escuro, um saco enorme de estopa com a logo marca estampada - Café do Brasil. Contendo um pouco ainda de sementes de café vindos do Brasil, me mostrou com grande satisfação como fizesse daquilo um momento de laços de afinidade.


         

Pegamos a via expressa (melhor de tudo: gratuito) e dirigimos para o bairro mais nobre de Boston - Back Bay. Exatamente dizendo em Newbury Street. Muitas lojas, edifícios, restaurante ao ar livre super requintados. Apaixonei ver várias igrejas esculpidas nas ruas limpas e arborizadas. Com esse perfeito panorama tudo fica charmoso, ficar a toa na rua, tomar um suco, fazer umas compras.
              

Uma visitinha rápida no segundo prédio mais alto de Boston - em Prudential tivemos pouco tempo para conhece-la. Fomos diretamente no posto de vendas de bilhetes do Duck Tour.

Esse ônibus-barco é fantástico. Além de fazer uma bela rota nos pontos turístico de Boston ainda navega o rio Charles, mostrando lindíssima vista que só em um meio de um rio pode se apreciar.
O passeio durou 80 minutos, a guia que dirigia e pilotava falava o percurso todo, têm horas que aquilo virava um único som formando um zunido continuo.
O passeio deve ficar melhor em dia ensolarado num calor do verão, ja em outono, principalmente ao entardecer apesar de estar agasalhada sente se muito frio.


       



                  

Tantas igrejas maravilhosas espalhadas por esta cidade. Não poderia faltar de visitar uma. Escolhemos a Trinity Church, perfeitamente conservada esta foi construida em 1870. Gosto de sentir aquela energia positiva de paz, de grandeza quando entro numa igreja. Já ao lado de fora mostra uma realidade muito interessante.

     
    Querida Lindsay minha guia de ouro                                                                 Trinity Church Teppei e Ben 
 
 

Ao lado desta magnífica arquitetura encontra o edifício moderna e tecnológica, conhecida como a mais alta de Boston - Hancock Tower.


É um contraste entre o moderno com o antigo. Como se nos ensinasse a refletir o passado, presente e o futuro.

Boston é assim...
          uma Europa nas Américas.