15.10.10

Preciso de visto americano e agora?

Foi a primeira dúvida que surgiu quando me convidaram para ir para Havai.

Até então os preciosos dias de férias foram utilizadas para passeio em Saipan (Ilhas Marianas do Norte) que permitia entrar sem o visto de turismo apesar desta linda ilha paradisiaca pertencer aos Estados Unidos da América, isso pelo menos na última passagem em Abril de 2009.

Como fui pega de surpresa para esta viagem, precisei sair correndo atrás de informação e o site da Embaixada dos Estados Unidos no Japão foi a melhor referência que tive para me preparar para solicitar o visto de turista não-imigrante.


Passo a passo
 - Primeiro confira qual tipo de visto irá solicitar.
 - Se for o visto de turista de até 90 dias de estadia preencha o formulário de solicitação de visto DS-160 em inglês.
 - No (novo) formulário online, precisa de uma foto digital para anexar. Siga os padrões da fotos por aqui.
 - Após seguir as instruções e preencher todas as lacunas clique em "Upload a Previous Application " para não perder os dados que uma vez foram preenchidas..
 - Faça sem falta a impressão do documento pois precisará levar para quando for para a entrevista na embaixada. Veja aqui o exemplo do formulario de confirmação. Note que o documento sairá em japonês se caso selecionar o tipo de idioma "Select Tooltip Language".

Documentos:
Os documentos deverão ser colocador em clear file em ordem como esta descrito abaixo.
Todos os documentos deverão estar devidamentes traduzidas para o inglês.
Nã serão aceitos via correio, leve em mãos na data da sua entrevista.

- Leve seu passaporte atual válido por pelo menos 6 meses a partir da data da viagem e os antigo emitido durante estes dez anos.
- A página de confirmação do preenchimento online do formulário DS-160.
- Uma foto 5x5 (ou 5x7), com fundo branco, tirada no máximo 6 meses.
- Comprovante de pagamento da taxa de solicitação. Atenção a taxa teve reajuste no dia 4 de junho de 2010 de US$131dolares para 140 a 390 (depende do visto). Faça o pagamento com antecedência na caixa eletrônica (ATM) autorizada pelo Pay-easy ATM (Yucho, Mizuho, Mitsuisumitomo, Risona bank e outros) . Deve digitar o número do solicitante, número da confirmação e o número do entrega do recibo. O caixa irá emitir o recibo esta deve estar validade durante 7 dias e sem os dados do solicitante podem não serem aceitos.
-  Faça o agendamento da sua entrevista pelo site no meu caso em Tóquio  e imprima a página.
- O selo de Re-entry no passaporte
- A cópia da carteira de estrangeito "gaikokujin tourokusho"
- Se for casado certidão de casamento ou histórico familiar "koseki-tohon"
- Adicionais: leve para a entrevista os documentos originais de residência, carteira de motorista, declaração de imposto de renda, holerites, extratos bancários, documento de bens, declaração da escola, declaração do empregador, o itinerario da viagem. É importante estar com estes documentos para mostrar que há vinculos com o Japão e pretende ir para o Estados Unidos somente para uma visita temporaria.
- Clear file para colocar todos os documentos citados acima na ordem da listagem.

A Entrevista
A embaixada abre as 8:00 tentem ir cedo para não pegar longas filas de espera. Não é permitido por segurança a entrada de bebidas e comidas, bagagens de grande porte, guarda-chuvas (coisas pontiagudas), celulares e qualquer outro tipo de  eletrônicos. Estes são entregues a aos agentes fiscais somente não esqueçam de pegar de volta os seus pertences na hora de ir embora.
Para que a sua espera nao seja tão longa e esperada, leve um bom livro pra se distrair.

A sua entrevista com os agentes consulares vai ser super tranquilo, pelo menos foi comigo quando fui, eles são super atenciosos e nos recebem muito bem até com um "irashaimase" que quer dizer bem vindos em japonês!
As perguntas são feitas dependendo do agente que te atenderá, inglês, português, espanhol e até em japonês. Geralmente as perguntas são o que você ira fazer, se tem parentes na cidade que irá visitar, com quem voce vai, enfim super tranquilo.

Entrega do visto
E assim que estiver tudo em ordem você sera liberada e os passaportes são devolvidos de 7 a 14 dias úteis após a entrevista através do serviço de entrega. Este serviço de entrega expressa requer uma taxa extra que será cobrada de acordo com a cidade de residência do solicitante.

É um pouco trabalhoso, precisa se dedicar um pouco para se organizar mas depois que recebi o visto de turista com validade de 5 anos fiquei feliz da vida!!!

10 comentários:

  1. Olá Ochi bom Dia.!
    Meu nome é Fabio Kengi e achei o seu Blog no google quando fiz a procura por ¨como tirar o visto americano no Japão¨.gostaria de saber se você sabe se é realmente necessário a apresentação da carta de férias e também fiquei na dúvida em outro item.....eles querem a reserva da passagem.....mas eu só vou viajar se tiver o visto.Ai fiquei meio confuso nesse item....você tem alguma dica?
    Obrigado.
    Fabio Toguchi

    ResponderExcluir
  2. Oi Fabio, obrigada pela visita ao blog, estou em falta com ela, mas vamos lá respondendo a sua dúvida: estes dois documentos são sim importante. Caso você não fez a reserva da viagem procure pelo menos apresentar a declaração de férias emitida pelo seu empregador. De alguma maneira é importante você comprovar a eles (embaixada) que você pretende pisar no território americano por um curto período.

    ResponderExcluir
  3. Ola Ochi!!!! Nossa, vc me ajudou bastante.
    Uma duvida, tenho q fazer o reentry antes da entrevista ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola Monica, quanto tempo se passou! Entao não sei te informar precisamente sobre o caso do Reentry, mas acredito que vc não precisa se preocupar. Mas por via das contas, se vc tiver com certeza será um item positivo.
      Lembrando que se tiver com novo cartão de residência "Zairyu Card", não precisa solicitar o reentry se for ficar menos de 1 fora do pais.
      Segue o link para maiores informações: http://mundodeochi.blogspot.jp/2012/07/o-novo-sistema-de-registo-zairyu-card.html

      Excluir
  4. Oii tudo bem?
    eu gostaria de saber se preciso mesmo levar o comprovante de férias? porque moro com minha familia, eu vou ficar um mês nos EUA o comprovante de trabalho eu consigo tirar mas o de férias não consigo! se tiver alguma dica por favor me fale!!!:D
    obrigada!!!

    ResponderExcluir
  5. Olá alguém pode
    Me ajudar ? Moro no Japão e estamos muito querendo tirar o visto americano mas a entrevista e somente em inglês ou japonês ? Pois meu nihongo não compatível a nível de entrevista de consulado e não falo muito bem inglês . Se alguém puder me ajudar me informar se tem entrevista em espanhol ou português ?

    ResponderExcluir
  6. Bom dia Celine Ochi

    terminei de preencher o DS-160, agora preciso pagar.
    Para pagar uso somente o codigo de barras do meu VISA APPLICATION em uma ATM autorizada pelo Pay-easy?



    ResponderExcluir
  7. Olá , gostaria de saber ,se a alguma possibilidade de tirar o visto americano estando no Japão , só como turista?

    ResponderExcluir
  8. Olá como faço pra pagar a taxa e quais são os valores para o visto de turismo?

    ResponderExcluir