18.10.10

Cadê o Sushi?

Dizem que o povo brasileiros é bastante festeiro, mas estou começando a achar que com os japoneses não deve ser diferente.

Rola tantas festas populares, aquelas as vezes em pequenos números de pessoas outros grandes eventos tradicionais espalhados por todo canto do Japão. Mas acreditem no dia-a-dia muitos japoneses elaboram qualquer motivo para comemorar em um restaurante ou em algum bar típico japonês chamado "izakaya".

Tanto é que nas empresas japonesas é comum você ingressar numa empresa e ser recebido pelos novos colegas de trabalho com um belo jantar de boas vidas o "kangei-kai" e para os que vão se desligar da empresa o "soubetsu-kai".

Semana passada tivemos o jantar de despedida num restaurante de sushi. O restaurante se chama MIDORI-ZUSHI, muito conhecida por longas filas de espera.

O sushi-man a sua frente serviria um belo barco com inúmeras variedades de sushi, e os pratos de acompanhamento que chamamos de side-menus como sashimi (fatias de peixe cru), misoshiru (sopa de soja), chawa-mushi(tipo de flan),etc

Só podia ser coisa da minha imaginação! Ahahaha olha o primeiro prato! Alguém imagina o que poderia ser? Observem que as fatias de carne branca levemente rosadas estão bem frescas, mas neeeem imaginam que de tão fresca que estas PALPITAVAM!!!


  

Essa carne meio viva é do peixe primo do baiacu (aquele que infla) em japonês chamamos de Fugu.  Hoje em qualquer canto de Tóquio podemos observar casas especializadas de fugu, mas a dúvida é saber se é confiável ou não, pois esse peixinho que parece inofensivo tem um poderoso veneno e já ouvi casos de mortes! Mas este por indicação vou confiar.


O papel a prova d'agua arranjado na cesta de bambu forma um belíssimo recipiente onde será preparado o Fugu a moda "Nabe"(cozido de verduras e carne).  Tanto o sashimi e o nabe degustamos ao molho cítrico bem saboroso e cheiroso chamado "ponzu".

                 

Não poderia faltar um bom saquê. Este em especial vem com a nadadeira de fugu tostada que se chama Hire-zaque. Junto ao hire-zaque vem o fósforo para acender o fogo para eliminar o restante do álcool. O saquê levemente aquecido é bem saboroso, mas não dá para abusar.

Depois desse luxuoso cardápio até esqueci que estavamos num restaurante de sushi!
Cadê o sushi?

Nenhum comentário:

Postar um comentário