14.10.10

Casamento estilo japonês

Receber convite de casamento de casais de amigos japoneses e fantástico, mas vocês não imaginam a insegurança que bate quando se trata de participar dessa cerimônia, tanto é que vale um post!
                                                                                                                                      Osamu & Kumiko
Embora o casamento tradicional japonês esteje cada vez se adaptando ao tradições ocidentais, como celebrar o casamento de acordo com a igreja cristã e não budista em um templo, não quer dizer que não existam etiquetas que precise seguir, por exemplo no vestir as mulheres devem ir de vestido de gala ou kimono e os homens de terno preto, camisa e gravata branca. Este é o básico, indispensável para não se cometer um gafe.

                                                                          meu irmão Marcos & Sayaka
As cerimônias no Japão são super sofisticadas, na recepção por exemplo são raros casos de entrega de presentes, mas sim envelopes próprio para cerimônias recheado de dinheiro. Além do tradicional envelope vendido em papelarias, encontrei em Shinjuku este envelope de tenugui super requintado.
                                                            Envelope de tenugui Loja Kamawanu Shinjuku
Quantos ienes devo colocar?
Sim, até para isso o Japão é sistemático e dale regras para facilitar a vida de muita gente. Veja a tabela.

Mais dicas
- na visão geral pode-se considerar o valor de 30 mil ienes para quem marcar presença na cerimônia
- as notas de dinheiro devem ser novinhas você pode efetuar a troca em qualquer banco
- o valor nunca pode ser par (40, 60, 80 mil) exceto o 100 mil e o 20 mil.
- até 30 mil ienes poderá ser colocado no evelope que deve custar de 300 ou 500 ienes.
- recebeu o convite e não poderá participar da cerimonia? Então sugiro que 1 semana antes do casamento enviar o dinheiro via serviço a "ordem de pagamento" em japonês "genkin-kakitome".
- para quem não recebeu o convite de casamento e gostaria de expressar sentimentos o valor é de 5 mil a 10mil ienes.

Depois da recepção, chega o momento da cerimônia na igreja (capela) ou santuário típico japonês. Ainda não tive o privilégio de participar de um ritual em um templo, mas exite os cânticos, benções, a promessa como qualquer outro casamento.

                                           Casamento de Tooru & Keiko na capela de St. Grace Villa (Chiba)
Depois da celebração religiosa, é costume dirigir para o salão de festas onde é feita a festa de recepção. Como hoje em dia existe House Wedding que se chama "kekkon-shikijo" que oferecem a capela e em poucas caminhadas já se encontra o luxuoso salão fica muito mais prático e fácil de se locomover.

                
                                                                                                   House Wedding Cuori Cuori (Gifu)
Iniciando com o discurso do noivo, convida todos a participar da festa de recepção em seguida nomeado pelos noivos, realiza um breve discurso e logo o brinde de champagne.


  
                                               Detalhes lindos na mesa de recepção                                                                                      Muita beleza e sabor

Durante a refeição os noivos e toda a família se apresentam uns aos outros. Nesta ocasião não vá de mãos vazias, leve uma garrafa de cerveja e ao se apresentar sirva-os.


Também é bastante comum os noivos trocarem de traje durante a celebração, geralmente são de 1 a 5 vezes.

                
                          Keiko com simpatico vestido amarelo                       Marcos e Sayaka belíssimo traje japonês kimono

As homenagens de amigos para os noivos também não pode faltar.

 
    Teppei Yamamura apresentado "nihon-bujo"dança tradicional japonesa                                                         Noivo convidado a dançar Hyottoko

Para encerrar a cerimônia a noiva faz uma linda homenagem direcionada aos pais e irmãos. É  inevitável ficar emocionda é de ficar com os olhos cheio de lágrimas.


Depois de ter teminado a oficial festa, geralmente os amigos mais chegados do noivo realizam uma outra festa chamada "nijikai" . Escolhem um bar ou restaurante mais simples, dependendo do orçamento a entrada varia de 2 mil a 7 mil por pessoa. Este menos formal é aberta para todos os amigos e os noivos são recebidos com muitas brincadeiras.

                                                                                  Nijikai de Upa e Ayumix em Torcedor Cigar & Bar (Ikspiari)

Os casamentos japoneses são cheio de rituais mas vale a pena participar de uma delas!

Numa próxima oportunidade vocês vão conferir o casamento da irmã do Teppei. Aiko & Saburou realizaram lindo e imperdível cerimônia em Havaí.

Nenhum comentário:

Postar um comentário