20.10.10

Faltam dois dias para Nova York!

Essa viagem inesperada para Nova York é uma sensação de ansiedade, com aflição uma espectativa danada.

Já chequei o meu passaporte, aliás 2 passaportes! O atual da cor azul com o visto americano e o verdinho que está com o visto à estrangeiro de permanência. Claro, não podia esquecer do Re-entry pois sem esse selo não dá o direito de você entrar novamente nas terras nipônicas.

O bilhete eletrônico conhecida como e-tickets estão todas impressas! Com a eficiência da internet tudo ficou mais prático, sair correndo para a agência a procura de passagens aéreas já não rolam mais.

Como estou em Tóquio, Nova York deve se localizar mais ou menos na linha ao norte do Japão por volta de Hokkaido. Por ser um lugar bem mais frio que Tóquio, vou levando algumas peças de roupas térmicas, aquelas chamadas de Heattech que uns anos para cá vem fazendo sucesso. Apesar de não ser inverno de congelar as tripas, por via das contas vou preparada.

Não pode faltar os presentes para os futuros amigos que conhecerei em Boston e para querida amiga Yuka Ono que está em Nova York cursando mestrado na Universidade Columbia e nos receberá no apartamento dela.

O que levar de presentes?
Foi dias a procura de alguma coisa legal, algo que relembrem o Japão, yukata, hashi, copos artesanais de cerâmica, coisas do gênero. O problema é se os americanos vão conseguir usar isso. Mas olha só o que encontrei!



É um mouse pad com caricaturas de samurais e gueixas. Tem também de paisagens e tiragem de tecidos, super compacto e barato ótimos para presentear amigos que estão mundo afora.
A loja virtual "Tokyo Treasures" arrasou trazendo outros artigos que são muito japão!









Outra coisa que achei legal é presentear com um bom saquê.
Este saquê  em especial vem com powder de ouro no conteúdo.O inesperado é que esta bebida não foi feita como os tradicionas saquês que são feito de arroz, este (foto)  de Ume uma espécie de ameixa que deixou tudo mais doce e sofisticado, só espero que os americanos se encantem pelo presente.

19.10.10

Nova York, me aguardem!

Não estou de malas prontas ainda... mas já estou com as passagens em mãos para Nova York!!

Fiquei surpresa comigo mesma por não ter me interessado bem antes pela majestosa Nova York. Com o embarque marcado para sexta o mínimo que podia ter feito foi me informar sobre os pontos turísticos, transportes, até ficar de olho na previsão do tempo.

Pra começar comprei um ótimo guia muito popular entre os japoneses chamada
Chikyu-no-arukikata. Encontrei até a versão Brasil, mas não me pergunte porque a edição Venzuela vem junto.


Pois bem, lá vou eu folhear a América. Quantos lugares fascinantes desde grandes cidades até o sertão, em especial uma das primeiras marvilhas naturais do mundo o Grand Canyon!
Cogitei para conhece-la, mas com os preciosos 10 dias de férias seria muito pouco tempo para apreciação, vai ficar para uma próxima oportunidade infelizmente..

Afinal o objetivo dessa viagem é que o amigo do Teppei (namorado japonês-japonês, japonês mesmo, rs) irá se casar em Boston neste sábado e não poderia aproveitar mais alguns dias para conhecer NYC.

Me aguardem com as novidades de Boston e Nova York!

18.10.10

Cadê o Sushi?

Dizem que o povo brasileiros é bastante festeiro, mas estou começando a achar que com os japoneses não deve ser diferente.

Rola tantas festas populares, aquelas as vezes em pequenos números de pessoas outros grandes eventos tradicionais espalhados por todo canto do Japão. Mas acreditem no dia-a-dia muitos japoneses elaboram qualquer motivo para comemorar em um restaurante ou em algum bar típico japonês chamado "izakaya".

Tanto é que nas empresas japonesas é comum você ingressar numa empresa e ser recebido pelos novos colegas de trabalho com um belo jantar de boas vidas o "kangei-kai" e para os que vão se desligar da empresa o "soubetsu-kai".

Semana passada tivemos o jantar de despedida num restaurante de sushi. O restaurante se chama MIDORI-ZUSHI, muito conhecida por longas filas de espera.

O sushi-man a sua frente serviria um belo barco com inúmeras variedades de sushi, e os pratos de acompanhamento que chamamos de side-menus como sashimi (fatias de peixe cru), misoshiru (sopa de soja), chawa-mushi(tipo de flan),etc

Só podia ser coisa da minha imaginação! Ahahaha olha o primeiro prato! Alguém imagina o que poderia ser? Observem que as fatias de carne branca levemente rosadas estão bem frescas, mas neeeem imaginam que de tão fresca que estas PALPITAVAM!!!


  

Essa carne meio viva é do peixe primo do baiacu (aquele que infla) em japonês chamamos de Fugu.  Hoje em qualquer canto de Tóquio podemos observar casas especializadas de fugu, mas a dúvida é saber se é confiável ou não, pois esse peixinho que parece inofensivo tem um poderoso veneno e já ouvi casos de mortes! Mas este por indicação vou confiar.


O papel a prova d'agua arranjado na cesta de bambu forma um belíssimo recipiente onde será preparado o Fugu a moda "Nabe"(cozido de verduras e carne).  Tanto o sashimi e o nabe degustamos ao molho cítrico bem saboroso e cheiroso chamado "ponzu".

                 

Não poderia faltar um bom saquê. Este em especial vem com a nadadeira de fugu tostada que se chama Hire-zaque. Junto ao hire-zaque vem o fósforo para acender o fogo para eliminar o restante do álcool. O saquê levemente aquecido é bem saboroso, mas não dá para abusar.

Depois desse luxuoso cardápio até esqueci que estavamos num restaurante de sushi!
Cadê o sushi?

15.10.10

Preciso de visto americano e agora?

Foi a primeira dúvida que surgiu quando me convidaram para ir para Havai.

Até então os preciosos dias de férias foram utilizadas para passeio em Saipan (Ilhas Marianas do Norte) que permitia entrar sem o visto de turismo apesar desta linda ilha paradisiaca pertencer aos Estados Unidos da América, isso pelo menos na última passagem em Abril de 2009.

Como fui pega de surpresa para esta viagem, precisei sair correndo atrás de informação e o site da Embaixada dos Estados Unidos no Japão foi a melhor referência que tive para me preparar para solicitar o visto de turista não-imigrante.


Passo a passo
 - Primeiro confira qual tipo de visto irá solicitar.
 - Se for o visto de turista de até 90 dias de estadia preencha o formulário de solicitação de visto DS-160 em inglês.
 - No (novo) formulário online, precisa de uma foto digital para anexar. Siga os padrões da fotos por aqui.
 - Após seguir as instruções e preencher todas as lacunas clique em "Upload a Previous Application " para não perder os dados que uma vez foram preenchidas..
 - Faça sem falta a impressão do documento pois precisará levar para quando for para a entrevista na embaixada. Veja aqui o exemplo do formulario de confirmação. Note que o documento sairá em japonês se caso selecionar o tipo de idioma "Select Tooltip Language".

Documentos:
Os documentos deverão ser colocador em clear file em ordem como esta descrito abaixo.
Todos os documentos deverão estar devidamentes traduzidas para o inglês.
Nã serão aceitos via correio, leve em mãos na data da sua entrevista.

- Leve seu passaporte atual válido por pelo menos 6 meses a partir da data da viagem e os antigo emitido durante estes dez anos.
- A página de confirmação do preenchimento online do formulário DS-160.
- Uma foto 5x5 (ou 5x7), com fundo branco, tirada no máximo 6 meses.
- Comprovante de pagamento da taxa de solicitação. Atenção a taxa teve reajuste no dia 4 de junho de 2010 de US$131dolares para 140 a 390 (depende do visto). Faça o pagamento com antecedência na caixa eletrônica (ATM) autorizada pelo Pay-easy ATM (Yucho, Mizuho, Mitsuisumitomo, Risona bank e outros) . Deve digitar o número do solicitante, número da confirmação e o número do entrega do recibo. O caixa irá emitir o recibo esta deve estar validade durante 7 dias e sem os dados do solicitante podem não serem aceitos.
-  Faça o agendamento da sua entrevista pelo site no meu caso em Tóquio  e imprima a página.
- O selo de Re-entry no passaporte
- A cópia da carteira de estrangeito "gaikokujin tourokusho"
- Se for casado certidão de casamento ou histórico familiar "koseki-tohon"
- Adicionais: leve para a entrevista os documentos originais de residência, carteira de motorista, declaração de imposto de renda, holerites, extratos bancários, documento de bens, declaração da escola, declaração do empregador, o itinerario da viagem. É importante estar com estes documentos para mostrar que há vinculos com o Japão e pretende ir para o Estados Unidos somente para uma visita temporaria.
- Clear file para colocar todos os documentos citados acima na ordem da listagem.

A Entrevista
A embaixada abre as 8:00 tentem ir cedo para não pegar longas filas de espera. Não é permitido por segurança a entrada de bebidas e comidas, bagagens de grande porte, guarda-chuvas (coisas pontiagudas), celulares e qualquer outro tipo de  eletrônicos. Estes são entregues a aos agentes fiscais somente não esqueçam de pegar de volta os seus pertences na hora de ir embora.
Para que a sua espera nao seja tão longa e esperada, leve um bom livro pra se distrair.

A sua entrevista com os agentes consulares vai ser super tranquilo, pelo menos foi comigo quando fui, eles são super atenciosos e nos recebem muito bem até com um "irashaimase" que quer dizer bem vindos em japonês!
As perguntas são feitas dependendo do agente que te atenderá, inglês, português, espanhol e até em japonês. Geralmente as perguntas são o que você ira fazer, se tem parentes na cidade que irá visitar, com quem voce vai, enfim super tranquilo.

Entrega do visto
E assim que estiver tudo em ordem você sera liberada e os passaportes são devolvidos de 7 a 14 dias úteis após a entrevista através do serviço de entrega. Este serviço de entrega expressa requer uma taxa extra que será cobrada de acordo com a cidade de residência do solicitante.

É um pouco trabalhoso, precisa se dedicar um pouco para se organizar mas depois que recebi o visto de turista com validade de 5 anos fiquei feliz da vida!!!

14.10.10

Casamento estilo japonês

Receber convite de casamento de casais de amigos japoneses e fantástico, mas vocês não imaginam a insegurança que bate quando se trata de participar dessa cerimônia, tanto é que vale um post!
                                                                                                                                      Osamu & Kumiko
Embora o casamento tradicional japonês esteje cada vez se adaptando ao tradições ocidentais, como celebrar o casamento de acordo com a igreja cristã e não budista em um templo, não quer dizer que não existam etiquetas que precise seguir, por exemplo no vestir as mulheres devem ir de vestido de gala ou kimono e os homens de terno preto, camisa e gravata branca. Este é o básico, indispensável para não se cometer um gafe.

                                                                          meu irmão Marcos & Sayaka
As cerimônias no Japão são super sofisticadas, na recepção por exemplo são raros casos de entrega de presentes, mas sim envelopes próprio para cerimônias recheado de dinheiro. Além do tradicional envelope vendido em papelarias, encontrei em Shinjuku este envelope de tenugui super requintado.
                                                            Envelope de tenugui Loja Kamawanu Shinjuku
Quantos ienes devo colocar?
Sim, até para isso o Japão é sistemático e dale regras para facilitar a vida de muita gente. Veja a tabela.

Mais dicas
- na visão geral pode-se considerar o valor de 30 mil ienes para quem marcar presença na cerimônia
- as notas de dinheiro devem ser novinhas você pode efetuar a troca em qualquer banco
- o valor nunca pode ser par (40, 60, 80 mil) exceto o 100 mil e o 20 mil.
- até 30 mil ienes poderá ser colocado no evelope que deve custar de 300 ou 500 ienes.
- recebeu o convite e não poderá participar da cerimonia? Então sugiro que 1 semana antes do casamento enviar o dinheiro via serviço a "ordem de pagamento" em japonês "genkin-kakitome".
- para quem não recebeu o convite de casamento e gostaria de expressar sentimentos o valor é de 5 mil a 10mil ienes.

Depois da recepção, chega o momento da cerimônia na igreja (capela) ou santuário típico japonês. Ainda não tive o privilégio de participar de um ritual em um templo, mas exite os cânticos, benções, a promessa como qualquer outro casamento.

                                           Casamento de Tooru & Keiko na capela de St. Grace Villa (Chiba)
Depois da celebração religiosa, é costume dirigir para o salão de festas onde é feita a festa de recepção. Como hoje em dia existe House Wedding que se chama "kekkon-shikijo" que oferecem a capela e em poucas caminhadas já se encontra o luxuoso salão fica muito mais prático e fácil de se locomover.

                
                                                                                                   House Wedding Cuori Cuori (Gifu)
Iniciando com o discurso do noivo, convida todos a participar da festa de recepção em seguida nomeado pelos noivos, realiza um breve discurso e logo o brinde de champagne.


  
                                               Detalhes lindos na mesa de recepção                                                                                      Muita beleza e sabor

Durante a refeição os noivos e toda a família se apresentam uns aos outros. Nesta ocasião não vá de mãos vazias, leve uma garrafa de cerveja e ao se apresentar sirva-os.


Também é bastante comum os noivos trocarem de traje durante a celebração, geralmente são de 1 a 5 vezes.

                
                          Keiko com simpatico vestido amarelo                       Marcos e Sayaka belíssimo traje japonês kimono

As homenagens de amigos para os noivos também não pode faltar.

 
    Teppei Yamamura apresentado "nihon-bujo"dança tradicional japonesa                                                         Noivo convidado a dançar Hyottoko

Para encerrar a cerimônia a noiva faz uma linda homenagem direcionada aos pais e irmãos. É  inevitável ficar emocionda é de ficar com os olhos cheio de lágrimas.


Depois de ter teminado a oficial festa, geralmente os amigos mais chegados do noivo realizam uma outra festa chamada "nijikai" . Escolhem um bar ou restaurante mais simples, dependendo do orçamento a entrada varia de 2 mil a 7 mil por pessoa. Este menos formal é aberta para todos os amigos e os noivos são recebidos com muitas brincadeiras.

                                                                                  Nijikai de Upa e Ayumix em Torcedor Cigar & Bar (Ikspiari)

Os casamentos japoneses são cheio de rituais mas vale a pena participar de uma delas!

Numa próxima oportunidade vocês vão conferir o casamento da irmã do Teppei. Aiko & Saburou realizaram lindo e imperdível cerimônia em Havaí.

12.10.10

Os Treze Assassinos

Calma, não se trata de nenhuma tragédia aqui em Tóquio.

Os treze assassinos "Juusannin no Shikaku" foi o recente filme que assisti nas telas do cinema japonês. Como adoro assisitir filmes de época principalmente esses de samurais foi imperdível.

Trata-se de uma história na era do Shogun, um jovem Lord protegido pela lei abusa da autoridade estuprando e matando, pertubado com a ousadia um grupo de assassinos exatamente os 13 samurais se reúnem numa missão suicida para acabar com o Lord.



Além das cenas de brutalidade, pude me emocionar com a fidelidade e a honra dos samurais em alguns momentos gargalhei durante o filme.

Aliás só dava eu e meu pai rindo no cinema ainda bem que estava tudo escuro para ninguém nos fitar como se alguém tivesse cometido algum crime. Pois é rir, não desligar o celular, conversar durante a sessão são algumas maneiras de se comportar no cinemas japoneses.

Veja a advertência que passa na tela antes do filme iniciar.

7.10.10

Prêmio Nobel para os japoneses

Logo de manhã gosto de ligar a tevê para saber o que rola de notícia no Japão principalmente a previsão do tempo. Vocês nem imaginam como elas são úteis!
Eu pelo menos além de me preparar para ver se levo ou não o guarda-chuva ainda sigo as dicas de como me devo vestir! Não tem erro galera aproveitem as informações!

O interessante foi que em todos os canais de tevês as mesmas notícias, "Akira Suzuki e Eiichi Neguishi receberão o prêmio Nobel de Química." Os cientistas japoneses estão com tudo, são agora no total de 18 premiados e 7 dentre eles são de química.

Até as editoras de jornais resolveram usar as suas economias para divulgarem a notícia em Newspaper Extra. Parece coisa de cinema, garoto distribuindo gratuitamente o jornal: -"Extra, extra, o Prêmio Nobel é para o Japão."
Observação: alguém já recebeu algo parecido no Brasil?
Achei muito fofo a história do Prêmio Nobel.
Aliás Nobel na verdade é um nome de um inventor Suéco chamado Alfred Nobel.
Ele fez muitas descobertas mas o principal foi dinamite, deve ter faturado fortunas. Imaginem naquela época em mil oitocentos e bolinha deve ter facilitado muito as construções de túneis e estradas.

Enfim como tudo não é perfeito, infelizmente essa tecnologia foi mal utilizada em guerras e conflitos que deixou o pobre Nobel muito triste. Assim em seu testamento antes de sua morte declarou que todos os bens fossem usadas para o bem da humanidade.

E aí está o Prêmio Nobel para química, física, fisiologia ou medicina, literatura e paz.

6.10.10

Colabore com o recenseamento!

Ontem de noite lembrei de pegar o envelope e preencher as 20 perguntas, aquelas super básicas data de nascimento, sexo, número  de pessoas na família, profissão, local de trabalho, tamanho de residência etc.

Do que eu estou falando?
Do envelope escrito em japonês 平成22年国勢調査(Heisei22 Kokusei chousa) que todos devem ter recebido em suas correspondências ou diretamente do funcionário do censo.


Bom o Censo nada mais é que uma pesquisa de dados básicos da população de um país. Para quem quer saber mais a detalhe veja CENSO no Wikipédia.

O prazo para entrega via correio e as incrições pela Internet é até amanhã dia 7 de Outubro. Para quem não preencheu ainda acho que vale a pena fazer um esforcinho.

Não que estou insatisfeita com o a vida social aqui no Japão, muito pelo contrário acho que muita coisa aqui funciona! Mas a esperança é que algumas coisas podem melhorar como auxílio aos idosos, medicamentos, medidas de emprego, enfim até para coisas úteis para o nosso dia-a-dia.

Ainda é tempo, colabore!

5.10.10

Primeiro Post

Oi Youkoso (bem-vindos) ao Mundo de Ochi.

Vou tentar escrever um blog, até então não achava tão interessante ficar comentando coisas do meu dia-a-dia, mas no final das contas mudei de *ideia!
Estar morando aqui em Tokyo é simplesmente uma grande experiência de vida, acontecem tantas coisas legais e frustantes que vai valer apena fazer umas anotações na web.

Não sei bem no que vai dar, mas espero poder aprender muito com todos e com tudo isso aqui.

Aliás já apanhando aqui em escrever o primeiro post, lembrei que o língua portuguesa sofreu uma reforma ortográfica que começou a valer a partir de 1º de Janeiro de 2009 lembram?
Pois então fiz uma busca na google e achei uma animação super simples e fácil de entender da folha online, vale a pena conferir!


*ideia sem acento na nova regra da língua portuguesa.

Vivendo e aprendendo hein!