11.1.13

Sobre coisas de Ano Novo no Japão

Após casada passei a primeira experiência de final de ano e de ano novo junto com a família do meu esposo.

Logo depois de ter passado o Natal, os japoneses já se organizam para a chegada do ano novo. O ano novo em japonês oshogatsu お正月 é muito mais sagrado para os japoneses do que o Natal, pois dizem que o deus do ano (toshigami年神) o espírito dos antepassados vem nos visitar nesse período para nos proteger.

Como no Japão acredita que com o primeiro dia do ano tudo se renova, é comum reunir todos para fazer uma limpeza geral na casa no intuito de começar o ano novo sem impurezas. E então as casas substituem a árvore de natal por ornamentos típicos japoneses que são os Shimenawa 標縄 (cordas enlaçados) kadomatsu 門松(bambu,pinheiros, flores, laranjas) e kagamimoti 鏡餅 (bolinho de arroz posicionados um em cima do outro e sobre o topo uma laranja).

O reiveillon omisoka 大晦日, as pessoas vão ao templo para fazer a reza do ano (hatsumode 初詣), costumam comer o toshikoshi-soba 年越し蕎麦 uma sopa de macarrão comprido para desejar felicidade a toda família por um longo tempo.

E assim no primeiro almoço do ano novo a tradição é comer o Osechi-ryoriお節料理. São mais ou menos 12 tipos de alimentos preparados para durarem 2 a 3 dias de refeições (apensar que se come outras coisas também) para que as donas de casa possam descansar nos dias de feriado. Também diz a tradição que como o deus está presente, não se deve fazer barulho, por esse motivo é preparado a comida não perecível para evitar de ir para a cozinha, que é uma boa idéia.
 
Sem dúvida é a parte mais gostosa, foi receber os cartões postais de ano novo Nengajo年賀状 , enviado pelos amigos e familiares.

Enfim o ano novo japonês é assim cheio de tradições milenares todos eles com objetivo de trazer bons fluídos. Apesar de ser trabalhoso foi uma experiência maravilhosa.
Só saindo um pouco do tradicional ano novo japonês, fui na virada Mado Louge em Roppongi Hill uma noite de muita música e luzes!  Japoneses também curtem uma noite badalada.


Nenhum comentário:

Postar um comentário