Para mim essa data quase não significava nada até a minha vinda no Japão e descobrir que para muitos apaixonados é um dia muito especial. Um dia em que o cupido rola solta por aí.
Pois bem, hoje é o dia de "Valentine's Day" o dia dos namorados. Enquanto no Brasil este dia é comemorado no dia 12 de junho, na véspera do dia do Santo Antônio (santo casamenteiro).
Independente dessa data tão querida ser comemorado em uma época diferente, o importante é não passar em branco; comemorando com surpresas quentes, entrega de presentes, jantar romântico e até uma esticadinha no motel.
É assim que muitos imaginam ser o dia dos namorados no Japão... Porém tenho minhas dúvidas pelas pequenas diferenças de tradição.
Será realmente que é hoje a data que muitos casais e muitos solteiros apaixonados almejam passar a sós? Porque...as
- mulheres devem tomar a iniciativa e fazer as declaração de amor.
- mulheres devem presentear o seus queridos com chocolates (seja artigos, bolos, bolachas, de chocolate) (本命チョコ)
- mulheres devem presentear amigos, colegas de trabalho, professores, chefes, amigos com chocolate (giri-choco 義理チョコ)
Agora imaginem o que as mulheres aprontam para passar este dia.
Apuros! Sim, apuros acredito eu.
Ela vai tentar fazer algum bolo de chocolate que mal sabe como rachar um ovo. Confeccionar uma trufa caseira, sem saber o que é banho-maria. Outras ficam plantada na fila, ainda por cima neste frio do Alasca na esperança de conseguir comprar um chocolate de marca como Godiva, Pierre Marcolini, Jean-Paul Hevin, Royce, Guido Gobino entre outros. Precisa ainda mais de inspiração artístico para fazer um belo cartão de amor. E se ofereceu para ir a um jantar, preparar um orçamento à parte para vestidos, acessórios, etc.
Tudo isso é o papel da mulher nos dias dos namorados.
Todo esse esforço tem mesmo que valer a pena para selar um relacionamento que você somente saberá se vai rolar no mês seguinte (no White Day / 14 de março) quando o amado te retribuir com bolachas, marshmallow ou bala.
Há realmente muita diferença de passar os dias dos namorados no Brasil e no Japão, mas sou muito mais Brasil do que o Japão.
A única coisa tenho certeza que o dia mais cobiçado para os casais e para os pretendentes a namoro é "O Natal". Este dia promete! Os restaurante somente com reservas antecipadas, ir ao motel, esqueça! As lojas ficam todo o vapor e de noite só da casal andando pelas ruas.
Natal sim! É o verdadeiro dia dos namorados.
Vocês reconhecem a marca deste lindo porta coisinhas de coração?
Nenhum comentário:
Postar um comentário