8.9.11

Tokyo um lugar formidável para criar raizes

Quem vive aqui sabe das comodidades, praticidades, da segurança, dos lazeres que esta cidade te proporciona.

Para se ter idéia leia os 65 motivos em que Eva trocaria Los Angeles por Tokyo na qual foi listada no site "Notes form Tokyo"

Razões para amar viver no Japão
-Tóquio tem o mais confuso e avançado sistema de trem do mundo.
-O governo japonês realmente se preocupa com seu próprio povo.
-Você pode usar qualquer porcaria que quiser, a qualquer hora, em qualquer lugar.
-Excelente cidade para bicicletas!
-Os serviços de entrega
-As pessoas em Tóquio fazem mais coisas


... e muito mais. Confiram http://notesfromtokyo.com/2010/11/razoes-para-amar-viver-no-japao/

Quem conhece ou já ouviu falar sobre o Tokyo deve concordar e assinar embaixo.

A cinco anos atrás eu abraçei o meu pai calorasamente e demoradamente, chorei nos ombros da mamãe, abraçei meus irmãos, amigos e parentes; me despedi promentendo revê-los em poucos anos pela frente. Mas no fundo, contendo o choro em prantos eu sabia que não voltaria tão cedo para o Brasil.
Não foi uma insinuação este mês faz exatamente cinco anos consecutivos morando em Tokyo. O tempo voou com muitas realizações e emoções.
E sendo ainda muito mais positiva, acredito que tantas outros não irá ser indiferente, isto é admitir que não voltarei tão cedo para o Brasil.

Por amar tanto esta terrinha para me presentear fui ao escritório regional do Ministério da Justiça (Hoomu kyoku) e fiz uma pequena consulta sobre naturalização.
Isso mesmo naturalização, isto é ser japonesa pra valer.

Por um momento lembrei dos meus avós, que se estivessem vivos o que eles iriam achar? Logo eles, que imigraram para o Brasil e escolheram o Brasil para construir suas vidas e ter sua família.  E eu neta de japonês num fluxo contrário voltando a ser japonesa.

Mas independente de ser japonesa no Japão e ser brasileira no Brasil esse amor entre os dois paises é incondicional, uma dádiva que os Budas e os Deuses nos proporcionou.

2 comentários:

  1. Será que poderia falar mais sobre você,

    Tenho essa mesma intenção, sabe, de morar no japão, e não voltar mais pro Brasil, apesar de gostar muito do Brasil,mas ficará apenas para rever familiares,.

    Sabe, minhas perguntas seriam do tipo:

    Na primeira vez que pisou no Japão, nos primeiros anos com dificuldades, não teve vontade de voltar? e quais foram suas dificuldades?

    Você já sabia ler e escrever, conversar e tudo mais antes de ir pro japão ou você aprendeu tudo ai?

    entre outras perguntas, o mais eu farei depois

    até mais

    ResponderExcluir
  2. Oi Suelen, que bom que o Mundo de Ochi te traz um prazer em conhecer Tokyo e fico muito feliz que você tenha essa mesma curiosidade esse encanto por este país como eu tive.
    Enfim respondendo as suas dúvidas:
    -Antes de decidir morar definitivamente em Tokyo, eu já havia vindo como bolsista pela JICA (http://www.jica.org.br/br/sobrejica/jicabrasil.php). Essa bolsa além de me proporcinar o estudo, fui descobrindo o Japão aos poucos numa forma muito mágica. Conheci pessoas e lugares maravilhosos. Muitas vezes cometia gafes, as vezes sentia insegura, as vezes aquela solidão, mas tudo passa e depois você descobre que, por onde estiver sempre enfrentará alguma dificuldade e vai perceber que é tudo superável. Principalmente aqui no Japão, onde as pessoas são de maioria honestas e prestativas, e mais a infra-estrutura e a tecnologia que o Japão te atribui.

    - Sou neta de japonês (sansei), em casa meu pai falava japonês e minha mãe português. Frequentei a escola japonesa pela vontade de meus pais e não pelo meu próprio desejo de conhecer a cultura e a língua. Nunca levei a língua japonesa a sério até ter vindo ao Japão pela primeira vez a 10 anos atrás. Foi desde então que os valores mudaram e senti que precisava me esforçar mais a entender e a falar a língua, precisava saber dos costumes e da cultura para se relacionar bem com os japoneses e seguir as regras do Japão.
    Talvez seja essa vontade de me adaptar melhor ao Japão que me fez ver as dificuldades de outra maneira. Com o tempo acabo descobrindo que todos os erros, as caidas, as mancadas, os gafe, tudo passará a ser como um aprendizado; tudo faz parte de um prazer de viver num país estrangeiro. E não há nenhum outro país tão educado, tão acolhedor e honesto como o Japão para se ter essa experiência.

    ResponderExcluir