Antigamente pessoas comuns não podiam visitar a tão almejada santuário Jingu 神宮 (Isejingu伊勢神宮 situado na província de Mie) e se tivesse alguém no vilarejo que fosse para lá, os conhecidos ofereciam Senbetsu (餞別) que era a forma de presentear com dinheiro para ajudar a custear despesas de viagem. (também o surgimento do costume de entregar onsebetsu para algum conhecido quando se muda de residência ou viaja a longo período).
Isto significava que a pessoa iria visitar o templo representando as pessoas da vila. E a pessoa retornando da viagem trazia consigo o 宮笥(みやこけ)miyakoke o talismã xintoísta feitos de madeira, metal ou pano escrito o nome de um deus que hoje chamamos de Ofuda(御札) ou Shinpu (神符).
Com esta prática, iniciou o surgimento de lojas de presentes ao redor do santuário. Assim o 宮笥(みやこけ)miyakoke com o tempo se passou a chamar de Miyage escrito em japonês 土産.
Ao pé da letra 土 de terra 産 produção, significando produto original dessa região. Outra forma que conhecemos é a palavra meibutsu 名物.
Hoje em dia lojas de presentes exitem em qualquer lugar turístico até em estações de trem. Agora entendemos porque o japoneses sempre que vão viajar trazem omiyage para todos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário