27.8.11

Kingyo-sukui - a brincadeira de pegar os peixinhos dourados

Esse aqui não!
Esses peixes dourados já são os que foram pegos num festival perto de casa.


As festas aqui na capital têm estrutura igual as das feiras de São Paulo. Em ruas poucas espaçosas são montadas as barracas de comidas e algumas de brincadeiras. As pessoas vão passando ao meio, escolhendo o que comer  - takoyaki, yakisoba, kakigori (raspadinha de gelo com cobertura de xapope), okonomiyaki. Enquanto algumas crianças divertem com as poucas barracas de brincadeiras como o de sorteio e o famoso kingyo-sukui, o divertido pega-peixe japonês.

Não é só as criança mas eu também tentei. Confesso, pegar peixe nessa rede de papel seda não é nada fácil. Exige uma técnica, um cálculo matemático e físico pra pegar esses danadinhos peixes dourados.

A brincadeira custou 300ienes, o tiozinho da barraca perguta: Vai querer levar ou não?
Eu animada para levar uns companheiro para um único peixe dourado que tenho a 2 anos (pego também no festival de 2009/8) acenei com a cabeça que sim.

Infelizmente não consegui pegar umazinha, mas mesmo assim o tiozinho pega a vasilha e enche de peixes e coloca no saquinho de plástico para levar para casa. Apesar de não ter pego nenhum com a rede, ganhei 5 peixinhos, todas elas da mesma espécie (têm uns mais gorduchinos, outros mais zoiudos, de cores preta, vermelha ou mista).


Ontem vi na tv a técnica de pegar os peixes no kingyo-sukui.
- comparar uma barraca das outras e veja qual das barracas têm os peixes mais cansadinhos ou seja, tentando se oxigenar, flutuando em cima, são os mais fácies de pegar.
- tente comparar a grossura do papel. Dê uma espiadinha na caixa onde esta as redes e verifique o número. Quanto menor for mais resistente o papel é.
- veja se o papel da rede está bem feitinha.
- faça uma pequena sombra e espere que os peixes se aglomerem. Eles gostam de ficar num cantinho mais escuro.
- molhe a rede por inteira, não deixe o papel meio seco e meio molhado.
- coloque a rede em horizontal e despeje o peixinho no potinho já com pouco de água.

Cheio de teoria na próxima vejo se funciona.

Os peixes pegos em kingyo-sukui não são tão resistentes, dos 5 por enquanto somente sobraram 3. Espero que esses 3 aparentemente bebês possam sobreviver igual o "Gordo" apelido dado ao peixe maior rs.

3 comentários:

  1. Por favor Ochi-chan como se chama aquilo que se parece muito com oque aqui no Brasil usamos como vela de aniversário faiscante, mas que no japão principalmente em festivais vemos as crianças segurando?

    ResponderExcluir
  2. Olá tailorsennin, me desculpa pela ausencia. Aqueles fogos de artifícios que geralmente as crianças brincam durante o verão se chama senko hanabi. http://ja.wikipedia.org/wiki/%E7%B7%9A%E9%A6%99%E8%8A%B1%E7%81%AB
    Não só as crianças mas para o adulto também é uma pura diversão.

    ResponderExcluir