Pós terremoto e tsunami deixa uma grande lição de como as orientações das redes públicas, treinamentos em escolas, placas de alertas por toda cidade são importantes no nosso dia-a-dia.
Apesar de ainda ter muitos contradições sobre o sistema educacional japonesa, ainda acho que ela é efeciênte e sustentável para esta nação. O que me surpreendeu desta vez foi que os treinos de evacuação em escolas foi o alicerce de muitas vidas salvas no tsunami que alastrou a costa leste do Japão.
Assim que receberam a alerta de tsunami, alunos do ensino fundamental ficam encarregados de segurar mão de colegas de idade menor para seguir para um lugar seguro.
Parece ser uma tarefa tanto simples, de rotina, mas quantos deles ainda adolescentes passaram por inseguranças e medos, querendo lagar tudo e sair correndo para salvar sua própria vida. Essas crianças conteve uma descarga de emoções e foram fortes e vitoriosos suficientes para pensar no seu próximo.
Se no Brasil alunos fossem submetidas a tais treinos de evacuações em casos de incêndios, tempestades e de pessoa estranhas dentro da escola talvez a tragédia que aconteceu na escola do Rio de Janeiro causaria menos danos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário