29.9.15

Primeira participação no funeral japonês II

O que vestir
Maioria das pessoas vestem o preto para ir ao velório, as roupas formais de vélorios se chama em japonês "mofuku". Geralmente as mais em conta encontra em hipermercados como ION, ITOYOKADO ou nas lojas de ternos como AOYAMA, AOKI, etc.

As mulheres geralmente usam vestido de pretos com manga comprida, meias calças preta, sapato, bolsa também da cor preta. O acessário muito usado normalmente é conjuto de colar e brincos solitário de pérolas.
Os homens usam ternos, sapatos e gravata preta com camisa branca e as crianças vão com o uniforme da escola.
Dependendo da religião geralmente levam consigo o "juzu" o rosário budista japonês. Estes acessórios também é encontrada junto onde vende as roupas formais, mas eu encontrei nas lojas de 100 yen, algo parecido com as lojas de 1.99 no Brasil.

Esta roupa vestida no velório pode ser usada repedidamente no funeral do dia seguinte.



Kõden: doação para ajudar a família nas despesas de funeral.
Seguindo os costumes japonês nós nikkeis também seguimos o costume de entregar envelopes contendo dinheiro no Brasil.
Neste caso o valor que se contem dentro do envelope depende do grau de relacionamento com o falecido, porém só se deve evitar colocar o valor do número 4 que simboliza a "morte". No Brasil geralmente os valores são de 20, 30, 50, 100 reais. No Japão são 5mil a 10 mil.

O velório "otsuya"
No velório sentamos na primeira fileira que seria a família mais próxima do falecido, depois segue a sequência de parentes e amigos.

O monge então chega e inicia com a recitação da sutras sentado em frente do caixão. Durante a recitação somos chamados então para o ritual dos incenso.

O passo a passo é primeiro curvar levemente diante dos familiares, depois frente ao altar curva novamente pegar um punhado de incenso picado da tigela com os 3 dedos (meio,indicador e polegar), levando o punhado até a testa e derrama lentamente na tigela ao lado onde tem o inceso previamente aceso.
Entrelaça o juzu, o rosário budista e faz uma breve oração. Terminando da um passo para trás e curva-se novamente ao falecido e depois virando se para o acento curva diante aos familiares e assim retornando ao seu lugar.

Nesta noite foi servido um simples jantar e depois o corpo do falecido levado para o quarto onde junto farão a vigilia.

O Funeral "Kokubetsushiki"
No dia seguinte o funeral a monja repete o ritual. Terminada o ritual a parte superior do caixão é aberta para a despedida final. As flores que estavam no altar são todas distribuitas e colocadas dentro do caixão, são também colocadas lembranças como fotos, pertences. Fechado o caixão é levado até o crematório.

A Cremação"kasouba"
Acompanhado o carro da funerária chegando ao local da cremação, novamente acendemos os inceso e oramos por ela. Enquanto a cremação acontece, em uma outra sala é servida um simples almoço.
Depois de 2 horas de espera, em uma outra sala vem a bandeja de metal com algumas partes dos ossos do falecido. Com o palito hashi 2 pessoas pegam a mesma parte do osso e colocam num vaso pequeno. Os mais importantes são colocados por último por exemplo os ossos do pescoço que aparenta ter a imagem de um buda sentado. Os restantes das partes que não cabem no vaso menor são depositadas numa outra urna cinerária maior.


Post anterior
Primeira participação no funeral japonês I


Nenhum comentário:

Postar um comentário