16.6.15

Pet: Mini manual de como cuidar do seu filhote

Esta é a primeira vez que cuidamos de uma criatura tão frágil e inocente como esta.

O apego, o amor cresce, mas junto vem a responsabilidade de cuidar, tratar, educar. Coisas que podem ser um desafio para nós já que estas criaturinhas são bem mais esperto do que a gente.

Ganhamos este mini manual dos cuidados que teremos que ter em casa com a nova integrante na família.

Uma tarefa que exige um pouco de dedicação , estudar e pesquisar aumentar o conhecimento sempre é bom para ter um filhotinho saudável, educado e carinhoso.

A breve orientação antes de ter a Libby em casa foi seguindo este pequeno manual.

1) O cachorro dorme em torno de 15 a 20 horas , a melhor maneira de não estressar o filhotinho é deixar ele dormir bastante.
A tabela mostra a idade do cachorro X a idade de um ser humano.
Os cachorro de pequeno porte por exemplo aos 2 meses ele é em torno de 3 a 4 anos de um homem. E o cachorro de grande porte com os 2 meses tem 2 a 3 anos da nossa idade.


2) Para manter a saúde do filhote é importante não brincar o tempo todo com ele.  Assim que chegar em casa é necessário que esse tempo de pegar no colo e brincar seja gradativamente aumentada. Nos primeiros 2, 3 dias o filhotinho precisa se adaptar ao ambiente, no início brincar 30 minutos já são suficiente para que ele possa descansar para manter ele saudável.

3)Não levar o filhote para fora e nem dar banho enquanto não terminar as vacinas. A imunidade do filhote começa a cair aos 2 a 3 meses neste período é necessário tomar 3 vezes a vacina a cada 1 mês. A vacina é importante para que ele não fique doente e ficar protegido contra doenças transmissíveis.


Os preparativos para receber o filhotinho. No post anterior expliquei um pouco de como preparar o chiqueiro. Uma coisa importante é que a cama e a comida fiquem de lados opostos do banheiro. Cachorros são inteligentes e higiênicos, ele nunca irá querer fazer as necessidades dele perto de onde ele come e dorme.
Mesmo que o filhotinho chorar dentro do chiqueirinho é importante não dar atenção. Pois ele vai aprender que se ele chorar vai poder receber o que ele almeja a sua atenção.

A alimentação deve ser gradativamente aumentada a cada 1 semana. Os filhotes de 2 a 3 meses precisa comer a ração amolecida com suplementos, mais o leite com suplemento e glicose e manter sempre a àgua fresca e à vontade.
Os filhotes de 4 meses à 1 ano podem comer ração para filhotes sem amolecer, já acima de 1 ano precisam se alimentar de ração de adultos.

Tem coisas que o cachorro não pode comer, geralmente a comida dos humanos são de muita química, muito sal, muito açucar, podendo prejudicar a saude do cão. Porém algumas verduras e frutas são bem saudáveis, mas é necessário tomar cuidado com certos alimentos que são tóxicos. Por exemplo: algas marinhas, manteiga, leite, peixes, chocolate, uva, uva passas, osso de frango, cebola em geral , plantas e flores do jardim.

A vacinação evita vários tipos de doença. Aqui tem de 3 , 6 , 9 variedades, quanto maior, maior a cobertura de prevenção contra doenças. Geralmente muitos vacinam o de 6 ou 5, as 9 geralmente são para os que moram em interior onde pode ter doenças contagiosas por ratos, morcegos etc.
Antes de tomar as 3 vacinações é bom evitar o contato com outro cachorro, tomar banho e ir ao passeio.

Tomar cuidado contra a Dirofilariose ou Filariose “verme do coração". Causado por um verme transmitido pela picada de um mosquito que pode afetar o coração do cachorro. Pode ser evitado com comprimido ou vacina durante o verão quando os pernilongos e mosquitos se proliferam. Junto com o comprimido pode se evitar vários tipode vermes e bichinhos como pulgas carrapatos, bactérias.
Também 1 vez  ao ano é ncessário tomar a vacina contra raiva.
A castração dos cães também são benéficos a saúde deles, geeralmente as femeas podem diminuição dos riscos de tumores relacionados ao sistema reprodutor
pode prevenir graves infecções do útero, elimina a chance de gravidez psicológica, evita o acasalamento e crias indesejadas e aumenta a expectativa de vida.
Os machos podem evitar problemas nos testiculos, diminuir a agressividade, urinar num lugar impróprio, fazer marcação.
A cirurgia deve ser feita depois dos 7 meses e pode custar em torno de 40mil ienes.


A checagem da saúde diária é importante. Ficar atento na secreção dos olhos, se o fuço não estiver escorrendo de mais, se a orelha não esta ssuja de mais, se a boca não esta cheirando forte, se não tem probemas na parte renais.
A temperatura ideal para o cachorro é em torno dos 25graus, se o dia tiver diferença de 7 graus é necessário que dexe ligado o ar condicionado.

Cachorro precisa mante a escovação dos pelos em dia. Também cortar as unhas e limpar a orelha. Durante o banho é bom também expremer as glândulas anais, nessas glândulas tem secreção onde eles conseguem decifrar a saúde, idade e gênero. Quando não aliviadas podem ter infecções.

Quanto a educação do cachorro, hoje em dia jamais o cão pode ser banido com uma palmada ou gritos, os cães aprendem elogiando.

E por último o passeio.
Importante educar quando filhote para que ele não cresça com manias.

O cachorro precisa se socializar com o meio ambiente, é importante que ele goste de ser tocado por várias pessoas. Importante que ele saiba ouvir e ver todas as coisas do dia a dia. Se acostumar com a escovação , acostumar com a mochila de passeio.

E por último o passei, cachorro de pequeno porte em média 10 a 20 min. Sempre levar o kit de higiêne

Nenhum comentário:

Postar um comentário