18.6.15

Pet: caderneta de saúde da Libby



Junto com esta coisa fofa, nós recebemos também uma cardeneta. É um diário onde anotamos a saúde do dia mais a tabela das datas das vacinações com algumas dicas de saúde e de prevenção contra doenças.

Nos primeiros meses de vida em nossa casa tivemos dificuldade de fazer ela comer, hora comia hora não comia.

A saúde do bebê a gente avalia muito pelas cor formato das fezes ou do xixi. Quando esta muito irregular ou ela fica sem muito animo as bebidas com eletrólitos especialmente para cachorros, são foram ótimos para a recuperação dela, acreditamos que faz  hidratar e repor os minerais e as energias.



Descobri que ela gostava de frutas e as verduras cozindas mas não foram boas para ela nos primeiros meses. Ela só pode comer bem depois que criou resistência.

Recebemos ela um pouco antes do verão escaldante do Japão e justo num dia de semana que fez 27graus, ela estava desanimada, vomitou e tossia. A tosse era seca, e dava a impressão que ela estava engasgada com alguma coisa. Pesquisamos e achamos que ela teve infecção respiratória , a tosse canina conhecida como Kennel Cough. A única salvação foi que ela tinha apetite, então ela comia, bebia muito liquido e dormia bastante, e depois desse dia o ar condicionado ficou ligado 24h. O quadro da tosse não agravou e ela passou a ficar bem e a crescer a cada dia.



Todas as vacinas tomadas é imporante receber o certificado de vacinação.Os certificados poderão ser úteis quando você for ao veterinário, ao hotel de pets, ao shop para tosar.

16.6.15

Pet: Mini manual de como cuidar do seu filhote

Esta é a primeira vez que cuidamos de uma criatura tão frágil e inocente como esta.

O apego, o amor cresce, mas junto vem a responsabilidade de cuidar, tratar, educar. Coisas que podem ser um desafio para nós já que estas criaturinhas são bem mais esperto do que a gente.

Ganhamos este mini manual dos cuidados que teremos que ter em casa com a nova integrante na família.

Uma tarefa que exige um pouco de dedicação , estudar e pesquisar aumentar o conhecimento sempre é bom para ter um filhotinho saudável, educado e carinhoso.

A breve orientação antes de ter a Libby em casa foi seguindo este pequeno manual.

1) O cachorro dorme em torno de 15 a 20 horas , a melhor maneira de não estressar o filhotinho é deixar ele dormir bastante.
A tabela mostra a idade do cachorro X a idade de um ser humano.
Os cachorro de pequeno porte por exemplo aos 2 meses ele é em torno de 3 a 4 anos de um homem. E o cachorro de grande porte com os 2 meses tem 2 a 3 anos da nossa idade.


2) Para manter a saúde do filhote é importante não brincar o tempo todo com ele.  Assim que chegar em casa é necessário que esse tempo de pegar no colo e brincar seja gradativamente aumentada. Nos primeiros 2, 3 dias o filhotinho precisa se adaptar ao ambiente, no início brincar 30 minutos já são suficiente para que ele possa descansar para manter ele saudável.

3)Não levar o filhote para fora e nem dar banho enquanto não terminar as vacinas. A imunidade do filhote começa a cair aos 2 a 3 meses neste período é necessário tomar 3 vezes a vacina a cada 1 mês. A vacina é importante para que ele não fique doente e ficar protegido contra doenças transmissíveis.


Os preparativos para receber o filhotinho. No post anterior expliquei um pouco de como preparar o chiqueiro. Uma coisa importante é que a cama e a comida fiquem de lados opostos do banheiro. Cachorros são inteligentes e higiênicos, ele nunca irá querer fazer as necessidades dele perto de onde ele come e dorme.
Mesmo que o filhotinho chorar dentro do chiqueirinho é importante não dar atenção. Pois ele vai aprender que se ele chorar vai poder receber o que ele almeja a sua atenção.

A alimentação deve ser gradativamente aumentada a cada 1 semana. Os filhotes de 2 a 3 meses precisa comer a ração amolecida com suplementos, mais o leite com suplemento e glicose e manter sempre a àgua fresca e à vontade.
Os filhotes de 4 meses à 1 ano podem comer ração para filhotes sem amolecer, já acima de 1 ano precisam se alimentar de ração de adultos.

Tem coisas que o cachorro não pode comer, geralmente a comida dos humanos são de muita química, muito sal, muito açucar, podendo prejudicar a saude do cão. Porém algumas verduras e frutas são bem saudáveis, mas é necessário tomar cuidado com certos alimentos que são tóxicos. Por exemplo: algas marinhas, manteiga, leite, peixes, chocolate, uva, uva passas, osso de frango, cebola em geral , plantas e flores do jardim.

A vacinação evita vários tipos de doença. Aqui tem de 3 , 6 , 9 variedades, quanto maior, maior a cobertura de prevenção contra doenças. Geralmente muitos vacinam o de 6 ou 5, as 9 geralmente são para os que moram em interior onde pode ter doenças contagiosas por ratos, morcegos etc.
Antes de tomar as 3 vacinações é bom evitar o contato com outro cachorro, tomar banho e ir ao passeio.

Tomar cuidado contra a Dirofilariose ou Filariose “verme do coração". Causado por um verme transmitido pela picada de um mosquito que pode afetar o coração do cachorro. Pode ser evitado com comprimido ou vacina durante o verão quando os pernilongos e mosquitos se proliferam. Junto com o comprimido pode se evitar vários tipode vermes e bichinhos como pulgas carrapatos, bactérias.
Também 1 vez  ao ano é ncessário tomar a vacina contra raiva.
A castração dos cães também são benéficos a saúde deles, geeralmente as femeas podem diminuição dos riscos de tumores relacionados ao sistema reprodutor
pode prevenir graves infecções do útero, elimina a chance de gravidez psicológica, evita o acasalamento e crias indesejadas e aumenta a expectativa de vida.
Os machos podem evitar problemas nos testiculos, diminuir a agressividade, urinar num lugar impróprio, fazer marcação.
A cirurgia deve ser feita depois dos 7 meses e pode custar em torno de 40mil ienes.


A checagem da saúde diária é importante. Ficar atento na secreção dos olhos, se o fuço não estiver escorrendo de mais, se a orelha não esta ssuja de mais, se a boca não esta cheirando forte, se não tem probemas na parte renais.
A temperatura ideal para o cachorro é em torno dos 25graus, se o dia tiver diferença de 7 graus é necessário que dexe ligado o ar condicionado.

Cachorro precisa mante a escovação dos pelos em dia. Também cortar as unhas e limpar a orelha. Durante o banho é bom também expremer as glândulas anais, nessas glândulas tem secreção onde eles conseguem decifrar a saúde, idade e gênero. Quando não aliviadas podem ter infecções.

Quanto a educação do cachorro, hoje em dia jamais o cão pode ser banido com uma palmada ou gritos, os cães aprendem elogiando.

E por último o passeio.
Importante educar quando filhote para que ele não cresça com manias.

O cachorro precisa se socializar com o meio ambiente, é importante que ele goste de ser tocado por várias pessoas. Importante que ele saiba ouvir e ver todas as coisas do dia a dia. Se acostumar com a escovação , acostumar com a mochila de passeio.

E por último o passei, cachorro de pequeno porte em média 10 a 20 min. Sempre levar o kit de higiêne

14.6.15

Pet: Libby o filhotinho que veio para trazer alegria

13 de Junho (sab)
O dia bastante esperado de muita espectativa, o dia que iriamos levar o filhote para casa. 

Neste dia firmamos o contrato, recebemos o certificado da vacinação, 1 hora de uma breve orientação de como ela deve ser cuidada, os próximos exames e vacinas, mais as compras e as orientações  de como preparar a papinha, o leite com as vitaminas.



Durante este período, ficava olhando para os outros filhotes que estava a vitrine e achava todas elas lindas , e eu me perguntava se era aquela mesmo que queria para mim. Um sentimento de insegurança de medo, mas quando trouxeram ela, lacrimejei aliviada por ser uma menina tão linda, dócil, tão fofa, e aquele sentimento tinha sido tranformado salvação.

Levamos ela para a casa e batizamos de Libby.

Ela tinha um lar agora, uma cama confortável, um lugar sem pertubação , sem ventilação, sem muita claridade.

O tempo de ausência durante a semana  era preocupamente, mas indicaram que as 3 refeições do filhotinho poderiam ser durante a manhã um pouco antes de sair, depois ao voltar para a casa as 19horas e depois um pouco antes de irmos para a cama.

Tem vários cuidados que recebemos como não fica muito tempo brincando com ela, sem deixar dormir ou descansar, receber visita a todo momento. O cachorro dorme normalmente mais de 18 a 20 horas por dia, imagina um bebezinho deveria dormir bem mais.

Também não podiamos sair com ela para passear, enquanto não ter recebido todas as vacinações necessárias. A não ser que precise ir ao veterinário. Fora isso é extremamente proibido pois o filhote pode se infeccionar ou se infectar com alguma doença de outros cães.

O treinamento para evacuações também já começam. O filhote geralmente  quer fazer as suas necessidades sempre nas seguintes 3 ocasiões
1) ao acordar
2) ao comer e ficar com a barriga cheia
3) ao farejar um determinado lugar e começar a circular o mesmo lugar
4) após brincar ou quando fica muito excitado
Vendo esses sinais é necessário que você oriente o cachorro ao lugar certo e elogiar muito se conseguir fazer as necessidades no local correto.

Uma outra coisa que é importante é sempre lavar as mão, fazer gargarejos para não trazer impurezas de fora e também manter sempre o ambiente limpo.



Na verdade são muitas coisas que tivemos que estudar, aprender. Neste ponto a internet nos ajuda muito.

8.6.15

Pet: a nova integrante da família


Olha que coisa mais fofa, entre dezenas de pequinos como esta, o Teppei se indentificou com ela e não largou mais. É como escolher o vestindo de noiva, todas elas um mais linda que outras, mas uma delas é aquela que se ajusta em você.

Ela é menina mestiça de Poodle Toy e Maltês , a mix conhecida aqui no Japão como Marupoo. Tinha nascido no dia 11 de Maio (sab) de 2015 e quando tivemos ela completava 2 meses e 2 dias no dia 13 de Junho (sab) quando fomos buscar.

Antes de te-la em casa, tivemos umas semana para nos preparar para recebe-la. 

As lojas dispõe a venda do kit para receber o filhote, mas alguns dos artigos resolvemos pesquisar o mercado e comprar por conta.

Algumas indicações achei muito interessante e importante seguir por exemplo o filhote precisa seguir o mesmo tipo de alimento que recebia no pet-shop.
Além disso também é importante que o filhote leve consigo o cheiro de onde ela estava, pode ser o forro ou algum brinquendo para ela se sentir segura.

Ela precisaria de um recipiente para beber água, e para colocar a comida, precisará de um chiqueirinho que possa limitar o espaço de sua confiança e conhecimento para que ela não fique desesperada perdida sem saber onde é seguro para ela.

Já dentro do chiqueirinho é bom ter a caixa de transporte, ou uma casinha de porte pequena, que simule uma caverna onde ela pode se sentir protegida. Caverna eu digo porque os cachorros era originalmente lobos que viviam em cavernas, é bom seguir o instinto da sua origem.  Dentro ainda vai o banheiro, onde terá o espaço para fazer as suas necessidades onde eu disponho um recipiente quadrado com o papel absorvente dentro.

Vai precisar também de brinquedos, de produtos de limpeza, produtos e artigos de higiene.

Eu comprei um chiqueirinho que aumenta a largura conforme o crescimento do filhote. Também a bolsa de passeio, que será útil para sair de casa.

                     

E assim organizei a casa para acomoda-la num lugar limpo , calmo, onde ela tenha todo o seu espaço seguro para dormir, dormir, brincar, se alimentar e fazer suas necessidades.



Pet : nada de pedigree; cachorro de raça mix também são perfeitos


7.6.15

Pet : nada de pedigree; cachorro de raça mix também são perfeitos

Quem teve um sabe o quanto é divertido, o quanto é adoravel e quanto eles trazem alegrias em nossas vidas e sonhar em ter um cachorro é delicioso.

E toda vez que saíamos para fazer compras passavamos frequentemente na lojas pets e gostavamos de ficar paparicando todos os tipos de animais de raças de cachorro e gatos.
Muitas vezes funcionários das lojas nos convencia de pegar aqueles lindos filhotes no colo. Como não amá-los.

A nossa única preocupação era ter um filhotinho e deixa-lo em casa por horas, já que ficamos ausentes de segunda à sexta das oito às dezesete horas. O pessoal do pet-shop garantiam que o cachorro ele constuma se adaptar ao ritmo de vida do dono,  e ouviamos dicas de alimentação, de educação, dicas de raças e suas características.

Eu pensava em ter um cachorro que adapte a vida dentro de um apartamento não muito espaçosa e que sejam inteligentes, não soltassem pelos e que não cheirassem muito, as raças mais vendidas e mais indicadas são Poodle Toy, depois Chihuahua, Dachshund, Mini Dachshund, Pomerania, Yorkshire Terrier, Maltês, Shih Tzu.
Já o Teppei queria algum mais bagunceiro, arteiro e de um tamanho maior tipo French Bulldog. E vamos lá sonhando em ter um.

Foi quando passamos por um pet-shop, uma rede famosa na região de Tokyo chamada Kojima deparamos com várias raças pedigree (puro) e também as raças mix.
Aqui no Japão é muito popular a venda de raças mix, tanto de cachorro e gatos.
E eles são visualmente perfeitos, tanto geneticamente, tanto de personalidade. Parece que as mix pegam a melhor parte da genética de ambas as raças. E ainda especialistas confirmam que eles são mais forte a doenças do que os cachorros de pura raça (os pedigrees).

Os 11 cachorros mix mais populares no Japão são chamados da seguinte maneira


1.
   Poodle Toy
         +
    Chihuahua
         = 

   ChihuaPoo







2.
   Chihuahua
         +
    Dachshund
         = 
    ChihuaKush






3.
    Maltês
         +
    Poodle Toy
         = 
    MaruPoo







4.
    Maltês
         +
   Pomerania
         = 
    PomeMaru






5.
   Cavalier King Charles Spaniel
        +
   Poodle Toy
         = 
    CavaPoo








6.

   Cocker
        +
   Poodle Toy
         = 
    CackerPoo





7.
   Yorkshire Terrier
        +
   Poodle Toy
         = 
    YooPoo






8.
  Labrador Retriever
         +
   Poodle
         = 
   LabradoDle







9.
 Chihuahua
         +
  Pomerania
         = 
  PomeChihua







10.

  Shih Tzu

        +
   Poodle
         = 
   ShihPoo