13.11.12

Casei com japonês: Procedimento Part2 registro no consulado e atualização de documento

Nos posts anterioriores comentei sobre algumas regras, procedimentos para ser casar com um japonês aqui no território nippônico;

Casando com japonês procedimento
Formulário de notificação do registro de casamento (婚姻届) e no nome de casada

Para finalizar todo o processo sigo falando um pouco do registro de casamento no consulado e a atualização de documentos como zairyu card, passaporte, carteira de motorista, cartão de seguro de desemprego e outros.

Para quem optou por alterar o nome de solteira como eu, terá muito trabalho pela frente.
Depois de seguir o passo a passo:
1. retirar documentos necessários no consulado
2. solicitar o kosekitohon na prefeitura
3. fazer o registro do casamento na prefeitura

Deverá solicitar a emissão de dois documentos (imagem abaixo) que são o certidão local de casamento que em japonês se fala Kon in Juri Shoumeisho/婚姻受理証明書 e o Kon in Todokede Kisai Jiko Shoumeisho com Tempu Shorui no Utsushi Tsuki/婚姻届出記載事項証明書添付書類の写し付き. Estes dois documentos emitidos pela prefeitua deverá ser levada ao Consulado Geral do Brasil para efetuar o registro.
  


Portando o documento acima, junto com os demais documentos como, formulário de registro do casamento veja aqui, passaporte válido do casal, certidão de nascimento, kosekihouhon do conjuge japonês, deverá ser lavrados o registro de casamento no Consulado.

A taxa consular foi de 2000 ienes e o documento (imagem abaixo) saiu em menos de uma hora.
  

Enquanto isso aproveitei para renovar o passaporte brasileiro na qual foi preciso o passaporte válido, uma foto e o regitro de casamento.Assim finalizei o processo de registro perante o consulado.
Já os documentos brasileiros como CPF, título de eleitor, devem ser atualizados durante os 180 dias após o retorno no Brasil. Lembrando inclusive da transcrição no Cartório do Registro Civil do município de onde você reside. Portanto no Brasil o nosso casamento não é considerado válido enquanto não retornarmos para lá e legalizar todos os documentos.

Atualização de dados do Zairyu Card
Após receber o novo passaporte com o nome de casada, seguimos para a Imigração.
Site oficial http://www.immi-moj.go.jp
Na imigração solicite o formulário de alteração de dados do zairyu card e siga ao balcão no segundo andar Setor D para receber a senha de espera.
Após a chamada deverá entregar o passaporte válido, uma foto 3x4 e o zairyu card e aguardar até que fique pronto o documento.

Atualização de dados de outros documentos
Assim que a atualização do zairyu card for efetuada aguarde uma semana e um pouco mais para ir a prefeitura. É necessário esse tempo para que a prefeitura receba as informações pessoais atualizadas fornecidas pela imigração.
Na prefeitura solicite o Jyuminhyo (住民票) que é o Registro Básico de Residentes e assim efetuar a atualização dos demais documentos como: carteira de motorista, contratos de telefone, cartão de crédito, cartão de seguro de saúde, a de aposentadoria e outros relacionados a correspondência.

Um bocado de trabalho não acham?

9 comentários:

  1. Olá, seu site foi até agora o único que conseguiu sanar minhas dúvidas quanto ao casamento com um japonês. Mas, ainda tenho dúvidas: 1) É necessário registrar imediatamente o casamento no consulado brasileiro? 2) No meu caso que ainda moro no Brasil, com visto de turista teria problemas em casar no Japão?
    Grata

    ResponderExcluir
  2. Oi Pann, me desculpa pela demora, talvez você ja até tenha conseguido tirar a sua dúvida...
    Enfim a dúvida 1) depois que você registrar o casamento na prefeitura você tem o prazo de 3 meses para dar entrada no consulado 2) Perante a lei japonesa que eu saiba não teria problemas em casar com o visto de turista. Espero que de tudo certo pra você . Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ainda tinha essa duvida, obrigada pela resposta. Mas tenho uma outra e caso não esteja abusando, rs: bom, meu noivo acha não dá para nos casarmos enquanto estou no Brasil, por que as autoridades japoneses sempre vão ficar verificando se a gente é mesmo uma familia ou não passa de apenas um casamento de fachada. No caso, nós teriamos que ficar morando juntos depois de casados - o que é o certo neh? xD - mas como ainda tenho coisas pendentes no Brasil, não poderia ir ainda e mesmo assim, até para pedir o visto permanente, teriamos que já estar casados e um bom tempo juntos, certo?
      É verdade que as autoridades fazem visitações as familias estrangeiras?

      Excluir
    2. Oi Pann tudo bem? Não sei até que ponto as autoridades tem sido rigoroso atualmente, pela minha experiencia nunca ouvi casos de visitas as familias por pedido de visto. Posso te afirmar que isso somente acontece geralmente no processo de pedido de naturalização.

      O importante é casar e comprovar que a união de vocês é verdadeiro, independente se mora junto ou não. O casamento pode ser realizado aqui no Japão inclusive com o visto de turista, como no Brasil. Para o pedido de visto, eu vejo 2 caminhos pra você: 1 casar e esperar 1 ano para dar entrada, 2 se ele mora no Japão ele pode dar entrada de certificado de elegibilidade.

      Espero que considere uma opnião pessoal e não profissional ok? Acho que muitas coisas tem mudado com o tempo, e as vezes posso estar enganada, mas não desista continue a se informar com as entidadades, procurar informações na internet. Boa Sorte! Vou estar esperando o anuncio do seu casamento. Bjs

      Excluir
    3. Obrigada novamente pela atenção. Sou uma pessoa ansiosa sabe? Ele é bem mais paciente que eu rs.
      Conversamos e optamos por esperar um pouco mais. Mas ainda continuo com minhas investigações. =D
      Obrigada novamente,

      Excluir
  3. Olá Celina, tenho uma dúvida, quando eu e meu esposo nos registramos no Japão eu fiquei somente com o sobrenome dele pois ele disse que tinha que ficar somente com o dele, isto consta no registro a mudança.
    Como ficou o seu, você também ficou somente com o dele?

    ResponderExcluir
  4. Celina Boa noite,consegue me ajudar com uma duvida
    Meu namorado que é nissei mora a 5 anos no japao com visto permanente,nos ultimos 3 anos tenho ido nas minhas ferias visita-lo como turista. Sendo ele brasileiro, consigo casar no japao e pedir visto de conjuge!

    ResponderExcluir
  5. Sou nissei Gostaria de saber estou no Japão pela 2 vez deste 2016 namorei com uma pessoa 5 meses e ela tem duas filhas uma que vai fazer 14 e outra 10 estou querendo ir ao Brasil para me casar com ela eu sei que tem que espera 1 ano de casado mas vou ficar só 3 meses no Brasil depois eu volto será que consigo tirar o visto dela e das meninas vierem morar comigo aqui no Japão só que não temos fotos porque não gosto que tirem foto de mim e não tem ninguém que fica com as filhas dela porque o pai não pode aproximar dela porque ele foi acusado de pedófilo como devo fazer será que consigo trazer elas

    ResponderExcluir
  6. Sou nissei Gostaria de saber estou no Japão pela 2 vez deste 2016 namorei com uma pessoa 5 meses e ela tem duas filhas uma que vai fazer 14 e outra 10 estou querendo ir ao Brasil para me casar com ela eu sei que tem que espera 1 ano de casado mas vou ficar só 3 meses no Brasil depois eu volto será que consigo tirar o visto dela e das meninas vierem morar comigo aqui no Japão só que não temos fotos porque não gosto que tirem foto de mim e não tem ninguém que fica com as filhas dela porque o pai não pode aproximar dela porque ele foi acusado de pedófilo como devo fazer será que consigo trazer elas

    ResponderExcluir