1.7.16

Nódulo na mama ?!


Depois do emocionante e corajoso entrevista do famoso ator de Kabuki Ebiso Ichikawa sobre o estado de saúde da sua esposa ex-apresentadora de notícias Mao Kobayashi falando sobre o cancer de mama, qual mulher que não pensou em estar numa situação como o dela.
Mao é jovem, tão bonita, aparentemente saudável, mãe de um casal lindo, dedicada ao trabalho de esposa de artista, quem iria imaginar! Então você chega a conclusão que câncer não escolhe idade, raça, cultura, classe social, é algo como tivesse lá escrito o seu nome na lista do destino.

E imaginamos que estamos fora de perigo mas no Japão por exemplo a cada 12 pessoas 1 tem câncer.
Número de mortes por ano no Japão (dados daNational Cancer Center)


Porcentagem de maior número de mortes por país.


A linha vermelha no gráfico mostra o número de câncer de mama, o azul de estômago, o verde de pulmão e o amarelo do instestino, por número de pessoas e respectivas idades.

As estáticas estão aí pra provar que pode ser qualquer um de nós.

Então lembramos de estar atento ao nosso corpo e estar em dia com o auto exame de mamas. Aquela palpação básica na mama, observando se tem surgimento de algum nódulos.

E num certo dia resolvi apalpar o seio e senti que tem alguma coisa diferente, parecida com um caroçinho. A minha primeira reação era achar que eu tivesse câncer como a Mao. Então nem pensei duas vezes e agendei uma consulta no ginecologista, que ficou sendo 2 dias depois da descoberta.

Neste meio tempo eu aprendi um pouco mais sobre o câncer.

Aprendi que nem todo nódulo é de matar, nódulos benignos também existem, os mais comuns são o fibroadenoma e os cistos simples.
O fibroadenoma é um nódulo sólido, indolor, que se forma quando há um crescimento excessivo dos lóbulos mamários. Eles representam seis em cada dez dos nódulos encontrados em mulheres jovens com menos de 20 anos e raramente necessitam ser retirados, pois o risco de virar um câncer é mínimo. Os cistos simples são nódulos que aparecem geralmente em mulheres com mais de 30 anos. Podem ter tamanhos variados e às vezes causar dor, principalmente quando são maiores. 

Torcendo que não seje nada serio no ginecologista (Sanfujinka 産婦人科) a médica ela toca abaixo das axilas, depois no seio,  deitada ela faz a investigação pela ultrassom.
No ultrassom ela detecta uma sombra e realmente diz que tem algo ali mas que ela não sabe dizer bem se é uma simples infecção (mastite: inflamação das glândulas mamárias, que ocorre em mulheres em fase de aleitamento materno) ou do que se trata.

Logo ela pede que eu vá num hospital onde têm médicos e exames especializado, chamado de NYUSEN-GEKA 乳腺外科 isto é Mastologia para me examinar.
Ela escreve a carta de apresentação (Shoukaijo 紹介状)e pede para agendar uma consulta no hospital em Shinjuku chamado JR Tokyo Sougo Byoin JR東京総合病院.



E a consulta ficou marcada para o dia 7 quinta feira. Auto-examinar e logo reconhecer algo errado no seu corpo é importante, mais importante é não se auto-medicar e sempre consultar profissonais o mais rápido possível. Melhor ainda é estar num país em que o sistema funciona e que da forma que você cumpre o dever de pagar impostos, seguro de saúde, você recebe.




Nenhum comentário:

Postar um comentário