28.2.12

Tradicionais termas japonesas

Após a breve introdução sobre o onsen, gostaria de compartilhar as informações do onsen que escolhi para relaxar nesse final de inverno que foi tão rigoroso para todos nós neste ano.

Shirabu Onsen que fica perto de Yonezawa foi o lugar que escolhi.
Escolhi esta região pela curiosidade de conhecer as cidades da região norte do Japão. A cidade de Yonezawa fica numa provincia vizinha de Fukushima em Yamagata. É muito famosa pelas estações de esqui, pelos termas e principalmente pelo yonezawa beer, considerada uma das marca de carnes mais deliciosas do Japão (as concorrentes são Matsuzaka, Kobe, Oumi, Tamba, Hida, Saga Mita, Maezawa entre outros)

O pacote turístico que peguei foi o da JR, da maior companhia de ferrovia do Japão.
A View JR dispõe vários tipos de pacotes, as reservas feita via telefone, balcão ou por internet (http://www.travel.eki-net.com/ ) são acessívies, confiáveis e práticos. O mais interessante é que tudo sai mais em conta porque nos pacotes está incluso a hospedagem, refeições e o transporte.
Confira os pacotes aqui !

A dificuldade maior é conciliar datas de reservas, pois são muito procuradas e limitadas. Enquanto ao pagamento, o recebimento do tickets ocorrem geralmente sem problemas nenhum com um ótimo atendimento.

O hotel escolhida foi a Higashiya. Mas digo que é importante antes de mais nada, indispensável antes de decidir qual a pousada sempre dar uma boa especulada nos comentários das pessoas que postam nos sites de agências e principalmente dar uma procurada em algum blogueiro que posta sobre o serviço do hotel.

Enfim a pousada fica descendo a estação de Yonezawa (partindo de Tokyo fica a 2h40min de viagem de trem-bala) e mais uns 40 minutos de ônibus, fica bem no topo da floresta.

Como todo bom japonês faz, ele sempre leva consigo o obento (almoço) para a viagem. Geralmente comprado nas estações os obentos são chamadas de Ekiben, que significa "eki" de estação e "ben" a abreviação do Obento.  Os Ekiben é uma almoço adorado por muitos, pois dentro tem as delicias feitas com alimentos e produtos caracteristico de uma região.
Hoje diferente de antigamente, na estação de Tokyo posso encontrar ekibens de todos as regiões do Japão. Na foto abaixo por exemplo é de Aomori, traz muito frutos do mar e verduras da região.

Ao longo do cominho a vista pelo trem bala. Altos prédios, construções somem para esta linda paisagem toda branca de neve.

Chegando a estação de Yonezawa, muita neve, muito frio. Logo um micro-ônibus vem nos buscar para percorrer o longo caminho todo branco de neve ao meio, lá ao topo das montanhas.

A chegada ao hotel por volta das 15horas. Logo somos encaminhados para o quarto de tatami. E já reservamos o jantar servido no quarto as 18h30min. Até lá um bom tempo para aproveitar o onsen.

Estes são os dois onsen privados. Tivemos muita sorte de poder utilizá-los por várias vezes.

Abaixo o onsen ao ar livre, com a paisagem de coberto neve, A água quente com o ar fresco é uma ótima combinação para aproveitar o banho.

As 18h30min chega o jantar no quarto, os pratos são típicos da região. Acompanhado de peixes, carnes e verduras da época.

Logo do lado de fora, os funcionários conseguiram nos encantar com esse arranjo lindo feito quiosque nas neves. A luz das velas parece aquecer o frio da noite.

Depois de entrar várias vezes ao banho, dormimos e logo de manhã as 8h foi servido o café de manhã. Este café super tradicional acompanhado de arroz e muita mistura é de ficar com a pança cheia.

As 10h30min logo fizemos o check out e pegamos o ônibus que nos levaria de volta a estação de Yonezawa. Próximos a estação não poderia de deixar de saborear o famoso Yonezawa Beef.

Fomos num restaurante por aí chamado Bekoya, o mais saboroso foi provar a língua bovina (牛タンGyuTan) muito famosa na região.
Logo as 12h40min chega o trem-bala pra nos levar de volta a capital. Enquanto a espera, uma despedida com o famoso boi de yonezawa.